CAMINHOS PARA A APROXIMAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS DIFERENTES ÁREAS: O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO

CAMINHOS PARA A APROXIMAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS DIFERENTES ÁREAS: O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO

Profª. Ana Clara Bruschi
Profª. Kátia Regina Dalri Abdala
Profª. Luciana M. Bellanda Mello
Prof°. Nelson da Silva Aguiar
Prof°. Robinson de Souza Rodrigues
Profª. Tania A Lopes

Reflexão e ação: ensino e produção
Alimentação saudável/horta comunitária

Conceituação: o desafio de uma boa alimentação caminha junto com o desafio da sobrevivência. A ingestão de alimentos saudáveis, sem a interferência de elementos químicos ou tóxicos, e que garanta todas as propriedades necessárias a uma boa saúde faz se mediante uma horta de uso comum.

Panorama global: a produção de alimentos no mundo ronda vários primas, desde situações climáticas até políticas de gerenciamento. As condições do solo, bem como a escassez da água, ainda as regulamentações de uso são exemplos importantes que envolvem o processo produtivo. E não se pode esquecer do aspecto econômico que detém o alastramento mundial através de quebras de fronteiras entre países. Tal fenômeno é conhecido justamente como globalização.

Panorama nacional: no Brasil, por suas dimensões continentais, apresenta-se também uma diversidade bastante considerável no processo produtivo de alimentos. O fator clima exemplifica essa diversidade: contamos com o clima tropical, o subtropical, o semi-árido, equatorial etc. Nas regiões sul, sudeste e centro oeste apresenta produções em grande escala que utiliza os meios mecanizados, inclusive com uso de aeronaves. Esse montante de produção é usado em grande parte para exportações e conhecido no meio político-econômico como agronegócio. Nas regiões norte e nordeste há mais uma agricultura de subsistência, porém já com focos de produções em grande escala.

Panorama regional: O estado do Paraná faz parte da região sul, onde estão implantados setores do agronegócio. As culturas da soja, do trigo e do milho são as mais usuais nesse sentido. Há também regiões do estado que apresentam cultura de subsistência, dentro dos paradigmas da sustentabilidade como é o caso do nosso sul e sudeste com a cultura da batata e hortifrutigranjeiros, e litoral com a cultura da banana e palmito com seu plano e manejo garantindo uma produção sustentável.

Panorama local: Em Curitiba há predominância do clima frio e úmido, o solo consegue dar boas produções com os adubos naturais. A plantação, porém, deve ser protegida com coberturas ou estufas para que não seja prejudicada pelo fator climático.

Aspectos socioeconômicos a partir dos panoramas apresentados: A falta de alimento no mundo ainda é uma realidade que causa espanto. É sabido que os países africanos são os que mais sofrem com essa dura realidade. A pobreza impera e a emigração acontece seja ela dentro dos parâmetros legais ou fora deles.
No nordeste brasileiro também há situações parecidas. Em razão da seca a produção de alimentos não dá conta de suprir a demanda, tornando a situação precária e a imigração torna-se inevitável. Além desde aspecto acontece a fuga do campo para as grandes cidades principalmente para as capitais. Fenômeno conhecido como êxodo rural. O que acarreta uma série de outros problemas socioeconômicos. Nesse contexto aparece a luta pela melhor distribuição da terra a e por moradias, assim consolida o movimento dos sem terra e o movimento dos sem tetos. Além disso, surge uma gama de outros marginais, moradores de rua ou indigentes.

Dosimetria da montagem e cultivo:
Terreno: 01 hectare
Curva de nível: 01 (uma)
Estufas: 03 (três)
Estaleiros: 05 (cinco)
Espécies a serem cultivadas: 25
Adubo: 10 mg por m³
Água: 02 litros por m³ a cada dois dias

Relatórios de colheita e distribuição:
O relatório será semanal e terá como função principal um prognóstico das colheitas subsequentes.

REFERÊNCIAS

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno IV: áreas de conhecimento e integração curricular / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Marise Nogueira Ramos, Denise de Freitas, Alice Helena Campos Pierson]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013.