Cairuçu comemora 30 anos de preservação da Mata Atlântica

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu está comemorando 30 anos de existência. A unidade de conservação compreende todo território entre o rio Mateu Nunes, em Paraty, até a divisa com Ubatuba (SP), incluindo também as 63 ilhas de Paraty. Nos dias 20 e 21 de março, na sede da APA, a população local, turistas e estudantes de escolas públicas da região prestigiaram a comemoração.

Além de palestras e homenagens, um concurso de fotografia sobre a APA mobilizou 12 fotógrafos amadores que apresentaram 72 fotos da região. Desse total, 12 fotos foram escolhidas para compor o calendário de 2015 da unidade. O vencedor do concurso Márcio Isensee, ganhou um final de semana, com acompanhante, numa Pousada em Paraty. Já Arthur da Luz, que ocupou o 2º e o 3º lugar, foi premiado com dois livros e um vídeo sobre a biodiversidade marinha.

"A APA Cairuçu é um dos lugares mais bonitos que eu já visitei na vida. Já rodei muito lá por dentro, desde Praia do Sono até Pouso da Cajaíba e Praia Grande. Creio que visibilizar, no caso com um concurso fotográfico, as belezas e contradições deste lugar pode ajudar muito na conservação e planejamento estratégico da APA", declarou Márcio.

Moradores da região e visitantes participaram de oficinas gratuitas realizadas para valorizar a cultura e os artesãos locais. Uma delas foi a oficina de confecção de pranchas de surf feitas com garrafas PET, ministrada pelo casal idealizador do Projeto Prancha Ecológica. Os visitantes participaram também de visitas guiadas e observação de aves no Jardim Botânico de Paraty, localizado na sede da APA Cairuçu. No encerramento das festividades, o coral indígena da Aldeia de Itaxi fez uma apresentação.

Sobre a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu

A APA Cairuçu foi criada com o objetivo de proteger a única porção representativa e ainda em bom estado de conservação da Mata Atlântica. O nome Cairuçu é uma denominação indígena do Muriqui, primata presente na região e que se encontra na lista de animais mais ameaçados de extinção. A unidade de conservação é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o gestor da unidade, Eduardo Godoy, a conservação da APA, considerada uma das mais belas do Brasil, é de grande importância socioeconômica para a população de Paraty, em função do intenso fluxo de turistas que chegam à região, atraídos pelas belezas naturais e culturais, movimentando a economia local.

Ao longo destes 30 anos, a UC trouxe contribuições significativas para seu bioma, que incluem diversas praias, cachoeiras, ilhas e costões rochosos, e também para valorização das populações tradicionais residentes nesta área, especialmente os Caiçaras, Quilombolas e Indígenas.

Fonte: ICMBio