ATIVIDADE 3 E 4 CADERNO 3
A elaboração do PTD para ser construído de forma mais adequada e “atraente ” deve manter ou levar em conta a base (raiz), trazida pelo educando e pertence ao seu cotidiano, desta forma, ele consegue aprender, absorver os conteúdos e estes se tornam mais atrativos e são aprendidos com maior facilidade por fazer parte de sua realidade, para ai sim partir e chegar ao conhecimento cientifico mantido nos currículos. A escola tem que ter autonomia para fazer com que isso aconteça, infelizmente ainda não o tem.
Analisando nossa vivencia enquanto aluno em outros tempos vemos que o aluno tinha responsabilidade e obediência aos pais que davam grande importância para o professor e para o estudo, o que quase não é mais visto na atualidade. Porem, aceitava tudo sem questionar e sem formar pensamento critico.
Como professor nosso pensamento e entendimento foi sendo construído e tentamos aceitar a realidade e valorizar o conhecimento do aluno, não o suficiente mas já é um começo. Ensinar sem autonomia para quem se sente totalmente sem compromisso com a escola, sem motivação no futuro está complicado, e em partes somos sim formadores de opiniões e pensamentos, devemos sim continuar melhorando a cada dia é nosso papel (dever) .
ATIVIDADE 4
Só na teoria e na fragmentação? O ensino ainda não chega na realidade prática do colegiado e por isso enfrenta as dificuldades de nosso tempo, com um estudo que não ajuda o aluno a participar nas atividades que ele faz em casa, no campo;
Os currículos estão em permanente construção/re-elaboração que enfrenta uma dificuldade o longo tempo para retornar da aprovação feita pela SEED que pode levar anos para ser analisado e re-escrito. então é nós que fazemos? Ou seguimos o que a secretaria quer?