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REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO 02 – p. 16 e 17.

Discutimos sobre as diferentes juventudes e, principalmente, sobre a necessidade de práticas que considerem as diversidades relacionadas com o contexto socioeconômico e cultural dos jovens. Se existem diferentes juventudes, são necessárias diferentes práticas, contextualizadas com a realidade do mercado de trabalho. Nosso foco é refletir sobre a relação do jovem com o trabalho, concebido como uma categoria central para a construção da subjetividade, mais especificamente a construção de um projeto de vida.

Pretende-se apresentar aos jovens a possibilidade de se tornarem protagonistas de suas vidas e de seus projetos. Para esse fim, o professor deve ter o compromisso de pontuar junto aos jovens suas dificuldades e suas limitações, bem como de promover a reflexão quanto às possibilidades de construção de ações concretas para superá-las, como uma maneira de apresentar um futuro significativo.

 

 

 

REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO 02 – p. 29 e 30.

Em sala de aula propus a reflexão e ação com os alunos; através de roda de conversa; concluí que a comunicação através da internet ocorre de maneira mais tranquila, deixando-os mais a vontade para expressar seus pensamentos e sentimentos, entretanto também é utilizada de forma negativa. Estes estudantes acreditam que a conversa online, possui o mesmo valor que a comunicação por telefone ou pessoalmente, contudo as informações apresentam menos credibilidade, devendo ser questionadas, analisadas e avaliadas antes de serem consideradas como verdadeiras. O jovem desta época atual consegue se identificar com o meio social em que vive, já sabe, ou pensa que sabe o que quer.

 

 

REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO 02 – p. 43 e 44.

As políticas públicas com o interesse de desenvolver a cidadania dos jovens mediante programas de profissionalização/inserção profissional podem refletir sobre as ações necessárias à construção de projetos futuros. Essas atuações conjuntas ampliarão as possibilidades dos jovens diante de suas escolhas e promoverão a apropriação consciente do lugar destes “jovens” no mundo do trabalho.

 

 

REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO 02 – p. 60.

Pois os mesmo estão cada vez mais inseridos no mundo tecnológico, deixando de lado o conhecimento teórico, isso faz com que nos professores busquemos novas possibilidades de transmissão do conhecimento, para que assim esses mesmos jovens vejam a escola como um ponto atrativo. Por esse motivo a escola juntamente com sua equipe pedagógica deve estar atualizada com as novas transformações que vem ocorrendo em nossa sociedade, e isso envolve principalmente a tecnologia digital. Enfim enquanto educadores devemos buscar a aproximação com nossos jovens para que possamos nos identificar com seus pensamentos e atitudes, e através disso buscar novos caminhos para que o ensino aprendizagem ocorra com maior eficiência.