REFLEXÃO E AÇÃO do caderno 1
COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE
GRUPO: Liamara Schwarz, Viviane Kenia Fachin, Marisete Castilho, Sergio Castilho, Roniney de Castilho Garbosa, Maria Roseli Castilho Garbosa.
1) A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique – individualmente e em grupo – os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicações para eles.
R: desmotivação dos alunos daquilo que propomos, eles querem um ensino utilitário e cada professor ensina a sua matéria e não percebem necessidade ou viabilidade (utilidade), não tem uma visão global e no depois o importante para eles o momento necessidade (internet, motocicleta etc....) tudo é cultural, história, ideológicas.
A educação básica não está sendo prioridade, por isso eles não vêem necessidade.
Entretanto, uma observação é na arrecadação da população é maior do que o investimento na educação.
Levantamos algumas questões: Qual a prioridade do governo? Quais as possibilidades? Qual o objetivo do ensino noturno, o governo não cobra e os alunos também. O discurso é um a prática e outra.
Acreditamos ser uma questão cultural e social, um dos grandes problemas. E queremos uma educação de qualidade para todos, principalmente a priorização e valorização da educação.
2)Caro colega professor, em um trabalho coletivo – envolvendo colegas professores, funcionário da instituição, membros da equipe gestora e os próprios alunos – levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.
R: de modo geral dos alunos que valorizam as necessidades econômicas e imediatistas. Não vêem na educação o crescimento financeiro (riqueza) e intelectual.
Eles gostam de freqüentar a escola, mas não de estudar, são poucos interessados no conhecimento científico e percebem a ascensão de vida através da escola.
3)Questão 3 .
R: Nossas DCNEM, tem a proposta de trabalhar o aluno de forma integral, trabalhando não só as questões científicas e sim o sujeito, todas as disciplinas tem que dialogar com as outras disciplinas para que haja uma interdisciplinaridade.
Trabalhar no sujeito como ele vai interagir o funcionamento da sociedade como ser reflexivo e agente transformador, por meio científico, leitura e estudos. Principalmente através da consciência de valores a respeito.
4) Prioriza a educação básica por meio de investimento, primeiramente física, formação e valorização do professor, bolsas de fomentos de permanência na escola ( pesquisa) incentivo a pesquisa, laboratórios, bolsas para os alunos.
A questão é o imediato (trabalho) eles precisam ter conscientização que será através dos estudos que vai ter ascensão ( questão cultural) de que a educação é necessária.
Fonte:
caderno 1 - ação e reflexão