O Ensino Integrado: caminho para o fortalecimento do ensino médio
Cursistas: Humberto Rodrigues de Lima Orientadora: Judite Vellozo Lucaski
Icléa Tibilletti do Carmo
Maria Cristina Torres do Nascimento
Pedro Rodaczynski Junior
Saulo Polato Ribas
Para a universalização da educação é necessário desenvolver métodos que atinjam o público-alvo constituído por uma diversidade de sujeitos, com característica peculiares e que muitas vezes se opõem, criando conflitos dentro do ambiente escolar. Nesse contexto o professor atua como mediador, inserindo os vários sujeitos e proporcionando um ambiente sadio com igualdade de oportunidades, possibilitando a evolução do grupo como um todo.
No cenário supracitado, a gestão democrática é garantia de participação de todo o coletivo escolar envolvido no processo ensino aprendizagem, com conhecimento para tomada de decisões dentro dos Estabelecimentos de Ensino. Nesse processo é fundamental a existência do PPP, Regimento Escolar , Conselho Escolar e Comunidade Escolar, enquanto norteadores das aspirações da instituição e Grêmio Estudantil com espaço democrático de decisões coletivas atendendo assim os preceitos da LDB.
Considerando essa mediação desempenhada pelo professor o currículo deve valorizar o conhecimento empírico trazido pelo aluno ao conhecimento científico. Ao mesmo tempo proporcionar o diálogo entre os diversos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento.
Entre as diferentes formas de avaliação, a avaliação externa se apresenta como um dos instrumentos possíveis. No entanto, dado as características generalistas e baseadas em um cenário macro ela serve apenas como um indicador que merece ser considerado, porém não atinge as especifidades locais e regionais tão necessária para uma avaliação que se propõem atender todos os aspectos do processo da construção do conhecimento.
Assim, fica evidente a necessidade de integração entre as diversas áreas do conhecimento, identificando seus objetos específicos, englobando na organização curricular e no regime de avaliações para o propósito de difundir a multidisciplinaridade sem perder o fundamento vital de cada uma.
Todo esse processo visa, acima de tudo, um ensino médio integralizado e acessível para as diferentes camadas sociais, influenciando positivamente a formação de um indivíduo crítico e adaptado ao mundo tecnológico e globalizado. A proposta do ensino médio integrado, traz em seu bojo a essência das reflexões e aspirações na busca da constituição de um ensino voltado à formação do omnilateral, em prol da formação de uma sociedade mais humana e inclusiva.