Caderno VI- Reflexão e Ação I e IV

Ministério da Educação – MEC

Universidade Federal do Paraná – UFPR

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
 
Formação de Professores do Ensino Médio
Escola: Colégio Estadual Dona Branca do Nascimento Miranda
Orientadora de Estudos: Sonara Cristina Polityto Cremasco
Etapa 1 – Caderno VI- Atividade Reflexão e Ação I, III, IV
Cursista: Anderson Christofer de Souza
Cursista: Carlos Henrique dos Santos Salgado
Cursista: Cristina Maria Barreiros
Cursista: Deborah Braga Eitelwein
Cursista: Eliane Aparecida Soares da Rocha
Cursista: Eliane de Cássia Spirandelli Gomes
Cursista: Felipe Quadra
Cursista: Georgiana Nardi Vidal Maceno
Cursista: Gisele Alves de Almeida
Cursista: Guilherme de Gouveia Santa Bárbara
Cursista: Jane Moreira de Matos
Cursista: Jaqueline Ferrazza Gonçalves
Cursista: Joice Barreiros
Cursista: Maurício de Oliveira Munhoz
Cursista: Nádia Aparecida Poleto
Cursista: Raquel Neuwert
Cursista: Silmara Dias Pereira
Cursista: Thincia Camargo
Cursista: Valesca Xavier Moura Jorge
Cursista: Valmir Coqueiro Fontana

 

 

Reflexão e Ação –01 Caderno  VI
Em consulta ao Projeto Político Pedagógico e aos Planos de Ensino (aos quais você possa ter acesso) de sua escola, procure identificar os seguintes elementos:
I) Definição(ões) de avaliação da aprendizagem encontrada(s).
Na nossa escola a avaliação é diagnóstica, somativa, contínua e processual.
II) Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados.
O instrumento avaliativo fica a critério do professor no valor de 3,0  e 2,0 e obrigatoriamente prova no valor de 5,0 , somando-se 10 pontos.
III) Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação.
   -  Habilidade desenvolvida , resolução de problemas, criticidade , raciocínio lógico, cumulativa, processual, oral, adotar critérios qualitativos sobre o quantitativos.
   - Pelo critério da mantenedora a média para aprovação será 6,0 e deve-se avaliação a progressão de conhecimento durante o ano letivo.
IV) Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo.
- Conselho de Classe;
- Processo de aprovação e reprovação;
- Professores e equipe pedagógica.
V) Outras observações que considere relevantes para a discussão de avaliação da aprendizagem.
- Reavaliação periódica do P.P.P, levar em consideração o currículo oculto do aluno, maior participação da comunidade nas decisões quanto ao conselho de classe e o planejamento escolar.
Reflexão e ação 04 - Caderno VI
Com base na analise dos dados e taxas de rendimento do Brasil e na nossa escola em 2012 observamos que a aprovação do Ensino Médio era de 76,4% (Brasil), enquanto no nosso colégio foi  de 86,6%; Reprovação (Brasil) 13,1%  e no Colégio 13,1% ; Taxa de abandono (Brasil) 10,5% e no colégio 0,3%. As avaliações são quantitativas e muitas vezes distante da realidade encontrada na diversidade escolar da qual estamos inseridos, portanto não revelam a real condição dos alunos. Temos uma grande porcentagem de alunos aprovados por Conselho de Classe onde há um respeito as especificidades de cada um. Os dados são discutidos ao longo das formações continuadas onde acontecem os repasses das informações e posteriormente os debates junto ao colegiado.