Caderno VI Avaliação no Ensino Médio, Janete Fátima Hubler dos Santos, Colégio Olivo Fracaro, Cascavel, Paraná

 

Um grande desafio é conceber que a avaliação faz parte do processo ensino aprendizagem com as seguintes funções: diagnóstica, formativa e somativa.
O que muda no pensar da avaliação de educador para educador é o uso dos resultados, que serão analisados para pensar no currículo, na prática pedagógica empregada durante as aulas, no planejamento, na discussão e envolvimento da comunidade escolar, tornando o processo ensino aprendizagem o mais dinâmico para desenvolver a autonomia do nosso educando.
Praticar um ato  de avaliação construtiva demanda superar o grande número de alunos por sala de aula, as péssimas condições de ambiente físico e humano nas escolas (alunos agressivos, descomprometidos e professores com formação deficitária).
De acordo com o projeto político-pedagógico do Colégio Estadual Olivo Fracaro a concepção de avaliação esta é contínua e cumulativa, tendo como objetivo atingir o aprendizado dos alunos. Destaco também que de acordo com o Regimento Escolar do colégio “a avaliação é  uma prática pedagógica intrínseca ao processo ensino e aprendizagem com a função de diagnosticar o nível de apropriação do conhecimento pelo aluno.”
A escola tem utilizado como instrumento de avaliação: provas escritas, trabalhos de pesquisa, seminários e debates.
Devendo cada professor  não usar menos de três instrumentos avaliativos por bimestre, onde as notas são somatórias, buscando valorizar o desempenho do aluno em diferentes situações.
Quanto aos dados e taxas de rendimento de nossa escola constatei o seguinte:
Fundamental: aprovação 70%; reprovação 17%; desistência 1% e transferido 12%
Ensino Médio: aprovação 75%; reprovação 13%; desistência 2,5% e transferido 9,5%
Esses dados tem nos mostrado a necessidade de desenvolver atividades que envolvam cada vez mais os alunos, tornando-os sujeitos na construção do seu conhecimento.