Reflexão em ação 1
A partir de sua formação — inicial e continuada — e de sua experiência docente, discuta e reflita com colegas de outra área distinta as questões abaixo (sugerimos pequenos grupos de 3 professores de áreas bastante distintas, por exemplo, Educação Física, Matemática e Sociologia):
– quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
– qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?
Hoje, nota-se grandes desafios no campo da avaliação educacional, e um dos maiores tem sido precisar o que de fato o aluno apreendeu, o que de fato é importante para se considerado relevante. Por outro lado, entender que o conteúdo deva fazer parte das necessidades de conhecimento requer uma maturidade que muitas vezes o aluno não tem, e despertar esse interesse vai além do domínio do conteúdo por parte do professor.
A avaliação é caracterizada como instrumento capaz de diagnosticar a condição do aluno, da apropriação, referente ao conteúdo, analisando sempre a necessidade e a importância desse, tornando-o um sujeito crítico, capaz de refletir sobre os diferentes âmbitos sociais. Reconhece-se que o professor tem sempre buscado melhorar, atendendo as expectativas, tanto do sistema quanto as necessidades do indivíduo, avalinado seu trabalho a fim de melhorá-lo, buscando, portanto, agregar ao seu material experiências positivas de outros profissionais do corpo docente.
Reflexão em ação 2
Em consulta ao projeto político-pedagógico e aos planos de ensino (aos quais você possa ter acesso) de sua escola, procure identificar os seguintes elementos:
– Definição(ões) de avaliação da aprendizagem encontrada(s).
– Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados.
– Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação.
– Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo.
– Outras observações que considere relevantes para a discussão de avaliação da aprendizagem.
Reflexão em ação 3
Após ter visto alguns dados nacionais sobre as taxas de rendimento, procure levantar os dados de sua escola e, sobre eles, observe os seguintes questionamentos:
– Quais são os dados e taxas de rendimento de sua escola?
– O que esses dados lhes revelam?
– Como esses dados são discutidos entre os professores?
– Existe, na escola, algum debate sobre eventuais relações entre as taxas de rendimento e a avaliação da aprendizagem nas disciplinas ou em algumas das disciplinas?
A avaliação é processual, participatica, contínua, ou seja, focada no sujeito como autor do processo, além de, obviamente, ser crítica e transfomadora, buscando sempre repensar numa ação que favoreça e priorize o aluno como um ser que devar ser formado integralmente, como sugerem os novos documentos. Para que isso ocorra o sistema parte do pressuposto de que o processo seja norteador dos objetivos a serem focados, retomados e trabalhados com maior “desdobramento”. Tanto que, utilizam-se vários instrumentos como forma de avaliação: escrito/oral, como apresnetações de trabalhos – seminários/dramatização, enfim, atividades capazes de atender às diferentes dificuldades e sugestões dos alunos.
Dessa maneira, durante o processo, o corpo docente estuda, avalia o indivíduo como um todo, considerando cada inquietude individual, e ao final de cada ano letivo, embora a maioria das dúvidas tenham sido sanadas, o corpo docente reflete de maneira mais pontual e objetiva os resulados, a fim de que possam de maneira cautelosa polir a metodologia e o conteúdo, para que o processo ensino-aprendizagem ocorra de maneira mais coerente e participativa.
Reflexão em ação 4
Na avaliação institucional de sua escola, como têm sido abordadas as avaliações externas e como têm sido utilizados seus resultados?
– Existe algum tipo de atividade voltada para essas avaliações? Como, por exemplo, organização de simulados, laboratórios ou espaços de diálogos?
– Os alunos fazem comentários sobre o Enem? Se afirmativo, em que perspectiva?
– A organização dos planos de ensino, de alguma forma, tem levando em conta as matrizes de referência do Enem?
A escola tem abordado as avaliações externas utilizando seus resultados tanto para motivar o aluno como para “focar” os conteúdos a serem trabalhados, pos a escola busca se preocupar com a formação integral do indivíduo. Para tanto, durante o processo dessas avaliações, período destinado às seleções, a escola trabalha com questões simuladoras, com uso de laboratório, aulas dinâmicas e práticas são realizadas durante todo o ano. Embora haja dedicação, discussões sobre ENEM e vestibulares e tenha professores trabalhando com conteúdo pautado em questões de vestibulares e ENEMs, reconhece-se a necessidade de um trabalho gradual, mas que nem sempre o tempo seja apropriado pra isso. De certa forma, precebe-se também que a escola tem sido a única motivadora, instigadora para a continuidade do processo ensino-aprendizagem.
Colégio Estadual São Paulo Apóstolo
Orientador de estudo: Katyuscia Cochek Cotta
Cursistas
Daniela Marques Scarpita
Denise Maria Menon Garcia
Jucimara Bednarz Biehl
Laiane Ady Westphalen
Leonardo Costa de Borba
Luiz Carlos Pupia Filho
Sônia Dutra da Silva Ribeiro
Anderson Marcelo da Silva
Andrea Lenise Fontana
Angela Maria Crupzacki
Cleidimara Pereira dos Santos
Iara Dina Firmann de Araujo
Leonisia Isaura Brandalize Piazzetta
Maria Regina Pereira Gandin
Rosely Mehl Amâncio Garbuio
Simone do Rocio Santos
Simone Herrera Natal