Caderno VI _ Avaliação no EM em nossa Escola, CE José Bonifácio

Caderno VI - Avaliação no Ensino Médio
A Avaliação em nossa Escola!

A avaliação de acordo com o documento regente da instituição é de caráter qualitativo, possui função integradora e visa propiciar uma formação crítica: “A avaliação da aprendizagem é feita, principalmente com base nos aspectos qualitativos, pelo desempenho cognitivo, através do desenvolvimento seguro da capacidade de expressar suas opiniões assumindo responsabilidades, da capacidade de posicionar se, e tomar decisão perante os fatos, avaliação entendida como uma trilha para a construção do conhecimento. O domínio dos conteúdos trabalhados mediante o pleno domínio da leitura, da escrita, do cálculo, da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das tecnologias, das artes e valores, de modo que os alunos sejam capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, expressando capacidade para resolver problemas, estar preparado para aprender sempre, o desenvolvimento da competência de saber se relacionar em grupo, na valorização de atitudes saudáveis”.

Quanto as técnicas e instrumentos de avaliação:

“É necessário analisar o aluno como um todo, e garantir que ele tenha acesso ao saber sistematizado e principalmente que seja útil para sua vida, para isso quanto mais diversificada a forma de avaliar, mais fácil e segura será a avaliação geral e final, tanto por parte do professor quanto do aluno.
Os instrumentos e técnicas de avaliação que a escola utiliza são discutidos constantemente entre todos os professores e equipe pedagógica, com apoio e participação do Conselho Escolar.
O professor deve utilizar recursos didáticos diversificados, tendo clareza das possibilidades e dos limites que cada um apresente, e de como eles podem ser inseridos numa proposta global de trabalho, para que os resultados da avaliação contemplem maior aprendizagem possível. Utilizar-se os diversos tipos de linguagem como: a verbal, oral, escrita, gráfica, numérica, pictórica, de forma a considerar as diferentes aptidões dos alunos”.

Quanto aos critérios de aprovação:

“O resultado da avaliação para promoção do aluno é traduzido na forma de notas por Bimestre, tendo a média 6,0 (seis vírgula zero), sendo que o mínimo exigido de   frequência é de 75% no total do ano letivo”.

Outro critério complementar é o regimento legal da instituição e as instâncias que compõem a estrutura escolar.

Aproveitamento de estudos
Comparado as médias da taxa de reprovação e abandono no Ensino Médio observamos uma redução na taxa de reprovação, de 5,96% em 2012 para 1,56% em 2013. No entanto, na taxa de abandono não houve avanço significativo, em 2012 a taxa era de 11,37% e em 2013 a taxa foi de 10,38%.
Esses dados são apenas apresentados em momentos ordinários na escola, nas reuniões pedagógi

Os resultados da Avaliação institucional são apresentados no início do ano letivo durante a primeira reunião pedagógica. Sendo analisados e discutidos com a comunidade escolar os pontos positivos e negativos. Em relação as atividades vem sendo realizados simulados, questionamentos, discutidos questões do ENEM, entre outros.

Há uma preocupação por partes dos alunos com relação a prova do ENEM. Porém não está contemplado em nosso plano de trabalho; para o próximo ano letivo há a intenção de incluir no plano de trabalho docente revisões e preparação para o ENEM.