caderno VI

Colegio Estadual Santos Dumont

 

CADERNO VI

Os maiores desafios no campo da avaliação educacional tem sido a falta de estímulo para ir em busca da aprendizagem; a relação escola/família; as questões sociais e politicas. Entendemos que a escola deve estar comprometida com a aprendizagem de todos os alunos, independente de etnia, gênero, classe social, etc. Que se responsabiliza pela inclusão daqueles que enfrentam dificuldades para aprender. A avaliação e uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve ser acompanhar passo a passo o processo de ensino aprendizagem, O sistema de avaliação proposto em nossa escola é formativo, contínuo e bimestral, com conselhos de classes bimestrais e acompanhamento constante dos educadores, sugerindo medidas para recuperação paralela e melhoria do desempenho escolar dos educandos. Justifica-se portanto, a busca de alternativas que oportunizem o avanço e a eficiência da avaliação, a qual tem caráter diagnóstico, superando a questão quantitativa (notas) e resgatando o comprometimento do aluno com a aprendizagem. Desta maneira cabe ao professor o compromisso em avaliar para a promoção, contribuindo assim, para a não desmotivação do aluno, mantendo-o atento durante o período letivo, evitando evasões ocasionadas por notas baixas e sem perspectivas de recuperação dos conteúdos.

As avaliações externas influenciam nossas avaliações e os resultados já estão aparecendo, pois a nota do IDEB, da nossa escola aumentou. Quanto as avaliações institucionais externas, elas tem sido utilizadas para um aprimoramento do aprendizado e temos feito vários atividades voltadas para isso, como simulados, concurso de oratória, seminários em sala de aula, trabalhos com objetivos voltados para a formação de um cidadão capaz de fazer leitura de uma sociedade.