CADERNO V - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

COLÉGIO ESTADUAL SÃO PEDRO - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

SÃO PEDRO DO IGUAÇU - PR

ORIENTADORA: Valdenice Miranda Salvador Malvestio

PROFESSORES CURSISTAS: Ademar, Alana, Danaê, Keiti, Lauremi, Márcia Luiza, Márcia Sanae, Rosane, Sabrina  e Solange.

No cenário educacional contemporâneo a questão da gestão democrática tem sido alvo de grandes debates, principalmente, na escola pública que muitas vezes interioriza uma gestão pautada no conservadorismo e tradicionalismo. A escola vista como uma organização social, cultural e humana requer que cada sujeito envolvido tenha o seu papel definido num processo de participação efetiva para o desenvolvimento das propostas a serem executadas. Neste contexto, o gestor é um dos principais responsáveis pela execução de uma política que promova o atendimento às necessidades e anseios dos que fazem a comunidade escolar.

Partindo desse princípio, a escola precisa rever o papel do gestor escolar no sentido de promover a gestão democrática como prática mediadora do trabalho pedagógico.    Em levantamento das situações em que os professores se sentiram excluídos(as) de decisões que afetam a vida da escola e o seu trabalho foram citadas:
Formas de recuperação;
Aprovação “em massa”;
Impossibilidade de punição do aluno por má conduta (uso de celular, desacato à autoridade do professor, desrespeito aos colegas...).
Sabe-se que essa forma de exclusão é originária do próprio sistema. Cada governo tem sua política educacional, sendo que a cada troca do mesmo, o sistema é totalmente modificado, prejudicando o andamento dos trabalhos.
Foi citado ainda que, a responsabilidade pela organização do PPP e do Regimento Escolar é do próprio colégio, porém segue as normas preestabelecidas. Portanto, há um limite para essa autonomia.
Os professores se dispuseram portanto, a uma mudança em relação ao que é imposto, adaptando de acordo com as nossas peculiaridades.
No que se refere ao Conselho Escolar, as decisões são tomadas com todos os envolvidos e de acordo com a realidade escolar, procurando sempre chegarmos a um consenso. Para o início do ano letivo já estão em discussões alterações de algumas regras no Regimento Escolar, visando melhorar o convívio e o rendimento escolar.