Caderno V Organização e Gestão Democrática da Escola

O Conselho escolar é composto pela comunidade escolar: pais, alunos, funcionários e professores, que tem função deliberativa, consultiva e fiscalizadora.
Por se tratar do coletivo da escola, é necessário trabalhar a formação e conscientização dos seus membros para que ele possa ter uma atuação efetiva. No entanto do modo que a legalidade da educação está constituída não permite que aconteça a democratização efetiva, tornando a ação deste órgão limitada, pois as responsabilidades acabam recaindo sobre a equipe diretiva da escola.
Assim sendo a funcionalidade do Conselho Escolar torna-se questionável, pois na maioria das vezes estes membros são chamados apenas para legitimar decisões pré-estabelecidas.
O grêmio estudantil do Colégio Ipê Roxo é constituído por alunos que dispõem de opiniões e argumentos coerentes para cuidar da integração e formação cidadã. Apesar de não ter iniciativas de projetos os mesmos atuam ativamente nas atividades propostas pela escola.
Muitas vezes o problema encontrado para a formação do grêmio estudantil está no nível de maturidade e conhecimento de seus membros, que resulta em algumas propostas incoerentes que não condizem com a realidade da escola, gerando atrito entres alunos e comunidade escolar.
Lembrando que os professores devem ter um papel de estimuladores e interlocutores, mas muitas vezes precisam interferir através de diálogo, desfazer ou impedir, que algumas decisões ou ideias sem nexo sigam adiante.