COLÉGIO HASDRUBAL BELLEGARD – ENS. FUND. E MÉDIO
Prof. Jorge Vanderlei Kirst – Esp. Ensino e Metodologia da Arte
CADERNO V – ABORDAGEM ESPECÍFICA E GERAL
Reflexão e Ação
Democracia? Tudo o que se fala no sentido de conceito, mas que na prática ainda está num processo de etapas homeopáticas, e por vezes em doses “cavalares” sem embasamento; ou seja, coloca-se a carroça na frente dos bois e num prazo de dez anos se tem a petulância de pensar que se atingiu 535 – 475 a.C. Heráclito de Éfeso: “Nada é permanente, exceto a mudança”.
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Realmente, o texto aborda a questão da gestão escolar democrática como sendo difícil (pág. 6), e isso se apresenta, por exemplo, quando vem para a escola “formatado” de instâncias superiores assuntos já delimitados; ou seja, pouco se habilita democraticamente algo que não se tem plenitude para se aceitar ou não. Num pensar mais elaborado o que se veicula não seria uma mera preparação, em direção para um futuro, onde a escola possa criar uma perspectiva democrática visionária de reflexão e ação?
Exclusão e/ou inclusão acontecem como situações do que se entende como tal, enquanto coletivo ou individual; animais vivem em bandos ...homens vivem em sociedades... Entretanto, há um código de ética nas duas situações.
Um professor Y chega na sala dos professores e diz para um colega X que usou o colega X como exemplo na sala de aula, colocando para um aluno sobre a postura do colega X em relação a sua “sexualidade” ser definida como tal ..., mas que o colega X é profissional , discreto, e etc., e que o aluno deveria ter uma postura menos ...
Embora se tenha óticas diversas dentro ou fora do contexto escolar, ainda há de se considerar as discrepâncias sócio-culturais numa comunidade ampla: núcleo, rua, bairro, município, estado, país, continente e mundo; várias situações interferem no pensamento democrático, quando não há um embasamento. Enquanto os gregos disputavam sofismas, a sociedade democrática eupátrida não aceitava surdos-mudos e os condenava à morte jogando-os em precipícios. Atualmente, se entende de que TODOS e TODAS é uma linguagem mais adequada quando se democratiza a diversidade na escola; embora ainda num corpo docente permaneça de forma velada um “ranço” garganta abaixo, ou pior ainda é ter que se escutar numa sala de professores pontos de vistas de anti-semitismo (neonazismo). Que interessante, um professor não deve se igualar na linguagem do aluno, mas pode usar um colega de trabalho como exemplo de diversidade dentro da sala de aula? Não seria mais adequado repassar para o Setor Pedagógico o caso do aluno para que recebesse as orientações necessárias? Pois muito bem, no dia 04 de novembro de 2014, esse aluno meteu um bofetão na cara de uma aluna porque ela o chamou de gay dentro da sala de aula.
Francamente, o Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard quer uma democracia, mas tem custado demasiado, portanto não me venham com demagogia e “boa lábia”. Perfeito, a escola é um lugar de ideologia, tanto para o bem como para o mal.
Eu não pedi para ser integrante do Conselho Escolar, recebi um convite, apesar de não ter sido passado pelo crivo de uma decisão democrática, mas também quem quer democracia poderia também valer sua ideologia do lado do bem e corporativista. Existem “n” situações e percebe-se que é muito mais fácil permanecer no comodismo e o não se envolver seja relegado para o outro decidir.
A escola é corporativa no seu corpo discente, docente, APMF, Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, Orientação Pedagógica, Direção e etc. Porém, quando se aborda, especificamente, a questão do Grêmio percebe-se um mal-estar; apesar de ter enviado às escolas a capacitação em 2011, ou se coloca uma pessoa frente ao Grêmio para nortear os alunos envolvidos, ou então será uma luta sem causa, e além disso, descaracterizada no processo democrático de ensino-aprendizagem.
Então lançamos uma questão mais estúpida: - Por que em período de eleição nas escolas o corpo docente se fragmenta? Ora, vamos ser realistas e parar com essa idéia de “poderzinho” de colônia de 3º mundo; ou mais especificamente, uma sociedade primitiva e paranóica numa aldeia global.
Curitiba, 06/11/2014.