Percebemos que a gestão democrática é um processo de construção social, pois requer a participação de toda comunidade escolar. Processo esse que a escola reconhece como um espaço de diferenças, contradições e encontros, no qual valoriza-se a cultura e a dinâmica social vívidas na escola. Assim podemos colocar que em nossa escola, as variáveis situações são resolvidas de forma democrática, podemos destacar que as sugestões dos professores são debatidas e a decisão de implementar ações na escola se dão de modo a respeitar a opinião da maioria. Como exemplos de decisões coletivas que deram e dão certo são: no ensino noturno haviamos muitos casos de atrasos para a 1ª aula , assim só podem entrar aqueles em que o pai/responsáveis entre em contato com a escola, sendo assim muitos casos de atrasos,faltas foram resolvidos e sem contar com a participação dos pais, pois eram avisados imediatamente sobre o ocorrido com seus filhos. Outro exemplo é quanto ao 2º sinal na entrada do intervalo, pois este sinal avisa e ajuda os alunos a se organizarem para o retorno à sala de aula , diminuindo assim os atrasos e interrupções no início da aula posterior, que eram constantes. Quanto a questão do PPP podemos dizer que o mesmo foi construido em um processo coletivo e constantemente é revisado, não sendo um documento estático. Em muitas reuniões pedagógicas e de formação com professores foi pautado a discussão do PPP , sendo este ainda dentro de uma pedagogia histórico-crítica que visa a formação humana integral dos indivíduos, onde a prática se estrutura no diálogo, no respeito às diferenças, garantind liberdade de expressão e buscando uma formação de pessoas reflexivas. Em debate sobre o caderno ainda podemos colocar iremos realizar um questionário com o Grêmio Estudantil da escola que já é atuante, para levantarmos informações a respeito de como esta pautada a organização do mesmo dentro da escola e para conseguirmos dar suporte para o mesmo.
Professores Cursistas: Adaltro H. Bruschi, Agustinho Gonçalves, Aline Menin, Anelise Schneider, Angela M. M.de Camargo, Clediane Ap. F. Dos Santos, Daiane Dalle Laste, Irma R. Weippert, Juliane Dalle Laste, Leandro Salvador, Marcio C. Dos Santos, Nara S. Zanette, Neuza k. Manfrin, Patricia Gonçalves, Renan W. Schwingel, Rosane N. Turin, Rosangela R. Vanin, Roseli de F. De Oliveira, Rosemary Bisolo, Valdir Marques, Volmar Duarte, Vanda krause, Sonia M. Schwingel.