CADERNO V MATEMÁTICA
Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes - IGUATU/PR
Cursistas: Cleiton Fernandes Santos, Ivete Eliana C. C. Rodrigues, Rosemare Aparecido Alves, Santina Elza Inácio, Sonia Regina Carrasco Oliveira.
Orientadora: Soeli Berton Pantano
CADERNO V ETAPA II MATEMÁTICA
REFLEXÃO E AÇÃO 3
Baseado nas interpretações que envolvem o Homem Vitruviano e relacionando-as com os parâmetros de matemática e as outras disciplinas, enfatizando alguns pontos. O primeiro ponto nos remete a representação que a figura faz sobre o movimento Renascentista, ele representa a perfeita simetria entre o homem e o universo, refletindo assim sobre a interdisciplinaridade, a integração das áreas de conhecimento com o universo envoltos. A segunda percepção quando olhamos para a imagem do homem Vitruviano, é a ela que nos remonta a nossa potencialidade e capacidade de realização, no sentido de criarmos estratégias para inovarmos nosso planejamento.
O Homem Vitruviano baseava-se em conceitos matemáticos PHI difundida posteriormente pelos gregos e utilizado até os dias atuais. Trazendo também a imagem da figura humana totalmente integrada a figuras geométricas, onde destaca-se um símbolo estelar representando o homem e sua relação com os quatro elementos essenciais ( terra, água, ar e fogo).
Quanto à tecnologia, não havia muitos recursos na época, era tudo manual, com cálculos práticos, sem instrumento, mas mesmo assim eram ágeis e exatos, enquanto hoje já contamos com tantos opções e engenharias disponíveis para nos auxiliar.
Já a Cultura era metódica e geometricamente os cálculos matemáticos faziam relação ao corpo humano em todos o sentidos e refletem a integração e a perfeição, seja ela dentro da biologia e a ciência ou nas proporções da matemática.
Na ciência O homem Vitruviano era o centro do universo, analisado ou comparado com os cálculos matemáticos, sendo visto como uma analogia de medidas exatas e perfeição entre as dimensões. Por isso depreende-se que os conteúdos podem realizar-se, analisando a razão entre dois números ou duas grandezas. E as demais disciplinas poderiam trabalhar em torno dessa razão em fração ou proporção, tendo como subsidio algum enfoque ou temática, desenvolvendo dentro de seus conteúdos, como porcentagem, interpretação de gráficos e leituras.
Poderia haver um momento de articulação de conteúdos entre os professores no intuito de trocar experiências de forma espontâneas, priorizando o dia em que houver um número maior de professores concentrados em sua respectivas disciplinas.
REFLEXÃO E AÇÃO 4
Projeto: Lixo
Tema: Geração de Resíduos Sólidos
Objetivo:
- Contribuir para a redução da geração de resíduos sólidos na escola;
- Conscientizar da redução dos resíduos sólidos na comunidade;
- Descartar de forma correta o lixo e resíduos químicos;
- Aproximar o aluno do conhecimento prático e cientifico;
- Tornar a escola um ponto de coleta de resíduos químicos como pilhas, lâmpadas, baterias com o objetivo de fazer o descarte correto (encaminhamento para os respectivos responsáveis);
- Incentivar a utilização de resíduos orgânicos dentro da escola para a formação de adubos; incentivar dentro das disciplinas a reutilização dos materiais recicláveis;
1. 1. Agente I e Professores de Química e Biologia
- Coletar, separar e armazenar de maneira correta os resíduos sólidos, além de distribuir os coletores de lixo de forma organizada; fazer a correta armazenagem do óleo da cozinha e reutilizá-lo na fabricação de sabão em barra e líquido para uso na limpeza e juntamente com a comunidade escolar, participar de todas as ações propostas para esse fim.
1. 2. Agente II e Professores de Matemática, Ciencias e Arte
- Reutilização das folhas sulfite, caixas, pastas, restos de papeis variados (cartolinas, papel cartão, envelopes entre outros);
- reutilização/adoção de copos descartáveis, já acontece a separação do lixo orgânico e reciclável na sala dos professores,
- Construção de maquete funcional de fossa séptica, auxiliar nas demais ações propostas pela escola.
1. 3. Pedagogas
A Equipe desenvolve algumas ações como: economia de materiais de expediente nas capacitações, com a utilização de projetores para a leitura de textos e o encaminhamento de materiais de estudos, recados e orientações via e-mail e whatsapp; a reutilização de folhas sulfites, pastas e outros materiais. Em relação a proposta de gerenciamento dos resíduos sólidos: coordenar a elaboração da mesma; auxiliar na seleção de atividades e materiais a serem trabalhados em sala de aula; auxiliar na divulgação da proposta e acompanhar as ações do alunos; fazer o levantamento de informações sobre a coleta e destino do lixo gerado no município e acompanhamento constante das ações propostas.
1. 4. Professores das áreas de Linguagens e Humanas
Orientar e cobrar os alunos em sala de aula quanto as ações relativas a proposta, abordar o assunto por meio da conscientização, debates, vídeos, textos e trabalhos de acordo com planejamento realizado para cada disciplina; Os alunos realizarão um trabalho de levantamento de informações por meio de: entrevistas, visitas e registro de imagens (foto), montagem de vídeo e slides sobre “O caminho do lixo”, produzido no colégio, no momento atual e repetir o trabalho após a aplicação da proposta. A primeira turma fará o acompanhamento do lixo reciclável, a segunda do lixo orgânico e a terceira dos rejeitos. O material produzido será divulgado para toda comunidade escolar em forma de: apresentação de seminário, confecção de cartazes e divulgação no facebook da escola.
1. 5. Direção
- Aquisição de mais lixeiras para as separações de resíduos orgânicos e recicláveis, e para todos os ambientes escolares;
- estabelecer locais e recipientes adequados para a armazenagem correta dos resíduos;
- criar uma logística com parceria dos órgãos públicos municipais para a adequação da coleta;
- trabalhar a conscientização de funcionários para que façam a coleta e armazenagem de forma correta;
- promover palestra com profissionais da área para auxiliar na conscientização sobre o consumo de óleos e gorduras na alimentação.
1. 6. Desenvolvimento do Projeto e os subprojetos
1. 1. Desenvolvimento do Projeto e os subprojetos
1º Momento 2º Momento 3º Momento 4º Momento
- Investigação do caminho e acompanhamento do Lixo.
- Coletas de dados;
- Estudo dos dados coletados e textos e vídeos científicos. - Definição do local de recebimento de resíduos sólidos
- Pesquisa cientifica;
- Análise e reflexão;
- Debate sobre a forma correta de coleta, manejo e redução de resíduos;
- Confecção de Materiais;
- Construção da maquete das fossas sépticas;
- seleção de fotos;
- Produção de Painéis e Cartazes;
- Elaboração de slides;
- Elaboração e produção de materiais para o seminário;
- Avaliação geral dos resultados obtidos e os que possivelmente se consolidarão, pois este projeto foi planejado para ser executado a longo prazo, como parte das atividades do cotidiano escolar.
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