ATIVIDADE 5.
Primeira pergunta:
O PPP é a tomada de decisões de valores, que inclui compromissos sociais e políticos e quando tomada essas decisões o documento assume o seu significado, neste contexto o projeto politico pedagógico da instituição caracteriza-se como uma proposta de integração e, tem como objetivo específico a formação profissional humana, que se faz em um processo de construção social, e que, ao mesmo tempo, qualifique o cidadão e o eduque em bases científicas, de forma ética e política, para compreender a tecnologia social, e que estabeleça relações sócio-históricas de poder e, com base nisto, atue profissionalmente.
Em decorrência, o PPP orienta a comunidade escolar tanto para as atividades intelectuais como para as instrumentais e propicia uma orientação múltipla para futuras atividades profissionais não definidas precocemente, pois não é possível preparar para as atividades profissionais tão complexas e articuladas à ciência senão sobre as bases de uma cultura geral formativa de caráter teórico-prático. Ao mesmo tempo, estimula a necessidade de educação permanente e contínua, que permite atualizar as atividades culturais e profissionais, o que exige o domínio das competências relativas à pesquisa e ao desenvolvimento.
Onde o princípio norteador que organiza a educação profissional integrada ao ensino médio, neste setor, é o de propiciar aos educandos o domínio dos fundamentos científicos e das técnicas diversificadas utilizadas na produção agropecuária.
O P.P.P deveria ser reformulado constantemente para poder espelhar reflexões e discussões, constatações de análise dos resultados práticos, com a participação da equipe de professores, da equipe administrativa, da equipe pedagógica, dos funcionários em geral, pais, educandos e representantes da comunidade, para constituir um processo participativo de decisões, para organização do trabalho pedagógico.
Segunda pergunta.
O ambiente em sala de aula contempla tanto a hierarquia quanto o dialogo. Em determinadas situações a necessidade de que o aluno “decorre” ou reproduza o conteúdo tal qual ele seja. Porém para a sua compreensão como o “todo” o dialogo é necessário como uma forma de aprendizado ou explicações buscando trazer inclusive situações do cotidiano do aluno. Tornando assim alunos reflexivos porem com bases firmes em teorias já comprovadas.
CAET- Professores : Simone Antonello,Willian, Ieda, Cassiano, Marisa,Saionara, Wilson e Coordenadora: Lindamir