ATIVIDADE 3 pg 29
O grêmio Estudantil tem como objetivo a existência de uma gestão democrática do processo escolar, capaz de por em funcionamento movimentos importantes de participação de alunos, funcionários, professores e pais, atuando diretamente na construção das relações de poder e na ruptura com os processos de exclusão que tem levado ao fortalecimento dos conflitos entre alunos e professores, como fenômeno de resistência.
Neste sentido deve garantir através de analise e participação igualitária as informações de todo o seguimento da comunidade escolar e aceitação da diversidade de opiniões e interesses. O grêmio Estudantil constitui um meio de participação dos alunos na vida escolar, que favorece a formação para a cidadania, tornando um ser critico, com espaço para discussões, criação e tomada de decisões acerca do processo escolar, fortalecendo também noções a respeito de direitos, deveres e convivência comunitária. Então seu principal objetivo é contribuir e aumentar a participação dos alunos nas atividades da escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores, que programam e constroem regras dentro da escola.
Portanto o grêmio consegue possibilitar as transformações de sua realidade propondo alternativas e lutando pelos seus direitos, exercendo assim o papel de direito que é a cidadania.
Contudo os estudantes ainda estão construindo a sua formação politica e muitas vezes precisam ser norteados para exercer uma maior participação na gestão escolar, pois os mesmos ainda se perdem nos seus objetivos, deixando assim algumas lacunas nesse processo, que devem ser constantemente orientados pela comunidade escolar.
Caet - Professores; William, Simone, Ieda, Cassiano, Wilson, Marisa, Simone Antonello, Saionara, Coord Lindamir.