CADERNO V – GESTÃO ESCOLAR A INCLUSÃO E A EXCLUSÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NAS TOMADAS DE DECISÕES.
No caderno V na reflexão 01 no que diz a respeito à inclusão e exclusão dos sujeitos nas decisões tomadas dentro âmbito escolar, após análise de documentos e tomada de consciência do que é a participação em sentido pleno, o grupo concordou que, caracteriza-se por uma força atuante e consciente pela qual os membros da comunidade escolar reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica da escola, de sua cultura e seus resultados.
Cabe lembrar que toda pessoa tem o poder de influência sobre o contexto em que faz parte, exercendo-o independentemente da consciência desse fato e da direção e intenção de sua atividade. Por um lado, a falta de consciência dessa interferência resulta em falta de consciência do poder de participação que tem; disso decorrem resultados negativos para a organização e para as próprias pessoas que constituem o ambiente escolar. Faltas, omissões, descuidos, incompetências são fatores que exercem esses pontos negativos. Por outro lado, a participação em sentido pleno é caracterizada por mobilização efetiva dos esforços individuais para superar atitudes de acomodação, alienação, marginalidade, comportamentos individualistas e estimular a construção do espírito de equipe.
Essa ação participativa deve ser realizada a partir do respeito a valores substanciais, como: a ética representada mediante ação orientada pelo respeito ao ser humano e as instituições sociais; a solidariedade manifestada pelo reconhecimento do valor de cada pessoa e o sentido de que os seres humanos se desenvolvem em condições de troca e reciprocidade; a equidade representa o reconhecimento de que as pessoas e grupos em situações desfavoráveis necessitam de atenção e condições especiais, para igualar-se a seus semelhantes no processo de desenvolvimento; o compromisso se traduz na ação dos envolvidos no processo pedagógico, focada e identificada com objetivos, valores, princípios e estratégias de desenvolvimento. Pressupõe o entendimento pleno dessas questões e o empenho pela sua realização traduzida em melhor aprendizagem aos educandos.
Portanto, para o grupo, a participação deve ser entendida como processo dinâmico e interativo que vai além da tomada de decisão, pois é caracterizada pelo apoio na convivência do cotidiano escolar e na busca de superação das dificuldades e limitações impostas na pseudo autonomia da escola para que se cumpra a finalidade social imputada a ela.