Caderno V - Gestão Escolar - Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng - Foz do Iguaçu - PR

Conselho Escolar:  O modelo atual de Conselho escolar não prevê que os participantes têm dificuldades de se reunir, pois cada um tem sua vida fora  da escola. Os conflitos também podem repelir os participantes de virem e participar ativamente do conselho. A questão do envolvimento é muito difícil. A  comunidade não se envolve ativamente,pois não se sentem capacitados para tomar  decisões que julgam ser da escola.
As funções do conselho são: Deliberativa, Consultiva, Avaliativa e Fiscalizadora. Mas efetivamente as funções dos conselheiros não são postas na prática pela dificuldade de tempo que os pais e comunidade tem. Isso sem contar as questões de formação e divergências de opinião.
Grêmio Estudantil: A mobilização do grêmio estudantil é um grande exercício  de cidadania, porém o trabalho que vemos é exclusivamente voltado para a recreação e não na busca da melhoria dos espaços públicos, educação, higiene e ambiente escolar.
A participação do Grêmio Estudantil da escola é mínima uma vez que não buscam se mobilizar, não se envolvem, não são democráticos em relação às decisões, pois não participam  ativamente. Suas decisões e discussões não chegam ao conhecimento da comunidade, pois não divulgam ou não se envolvem quando solicitados.
O desafio da prática: O que dificulta a participação da comunidade na gestão da escola? Há condições adversas que impedem a participação efetiva, falta de envolvimento, contextualização e o uso do poder.
As condicionantes relacionadas por Paro são as dificuldades que encontramos no dia a dia. Diante da visão dos membros da escola é necessário que sejam desenvolvidos projetos de trabalho especializados que colaborem para minimizar essas dificuldades, como por exemplo, cursos  de formação para conselheiros e participantes das APMF.
Temos que pensar no contexto geral da escola e buscar  o melhor para a educação, pois o objetivo da escola é oferecer escolarização de qualidade aos educandos.
Texto produzido em conjunto a partir de discussões no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng.