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O processo democrático é estabelecido por lei, desde 1988, contudo vale lembrar que desde 1950 já se buscava esta autonomia dentro do âmbito escolar.
O simples fato de haver eleição para diretor, não se garante uma gestão democrática, pois deve ocorrer uma participação de todos os seguimentos na escola com perfil articulador, socializando as informações e observar os objetivos de todos os envolvidos e que estes também se comprometam com as ações, lembrando que o gestor deve fazer cumprir o que se decide no coletivo.
O gestor precisa abrir espaço de discussões amplas para o Conselho escolar (órgão máximo dentro da escola que decide toda a ação), APMF (que é uma unidade executora com recursos financeiros e decisivos na administração) e Grêmio estudantil (responsável por trazer soluções não só para eventos, mas para que possam auxiliar em questões como violência escolar, papel social, enfim, de problemas cotidianos) sendo capaz de articular os anseios destas instâncias colegiadas, que são intimamente ligadas à Gestão escolar. Vale salientar que a essas instâncias, não se restringe a apenas assinar documentos já prontos e acabados sem ampla discussão, pois onde funcionam efetivamente a escola tem um nível de comprometimento maior, por envolver também a família e consequentemente auxilia aos gestores a resolver situações que perpassam a discussão de notas de um aluno.
A questão democrática na escola passa inclusive pelo professor, pois este também deve deixar os alunos a argumentar, discutir e refletir sobre questões relacionadas dentro do processo ensino-aprendizagem.
Dados de avaliações externas de indicadores, como SAEP, por exemplo, não podem ser conhecida apenas pela direção, mas repassar a todos da escola, para que estes entendam os resultados e o porquê destes indicadores, lembrando que as ações a serem planejadas devem ser decididas no coletivo para melhorar.
Quanto ao PPP, este é a essência da escola, pois tudo o que foi descrito acima compõe o PPP. Este também é uma ação coletiva e não apenas um documento que permaneça guardado, pois nele deve constar ações para a melhoria de todo o âmbito escolar.
Participantes:
Alessandro Aparecido Cordeiro
Aretusa Catiuscia Cardoso
Geni Silva Rodrigues Marin
Landamir Terezinha Labes
Michelli Regina Ruckhaber
Wilson Ricardo Saucedo
Orientadora: Izabel Elizabeth Claudino