CADERNO TEMÁTICO 6
ATIVIDADE CADERNO 6 DO SISMÉDIO
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR FRANCISCO ZARDO
Equipe: ROGÉRIO LARINI; TATIANE GOMES FERLA; SORAIA FUCKS; EVERSON ADELMO PASQUALI; JOSIANE GOMES SOARES; MARCIA REGINA LUCAS DE LIMA BLAN; PATRICIA PAULIN; ADRIANA BUSATO; ROSALIA MARGARIDA PALKOWSKI; MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA; IVANI KUNTYJ RAWLYK; ANA GRACE COSTA; CAMILA BORN; DILENE MARIA BROCHIER STIVAL.
REFLEXÃO EM AÇÃO 1
1-Quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
Professor de Filosofia:
No dia a dia das salas de aula, o desafio consiste em garantir que todos os estudantes aprendam o que precisam aprender na idade certa e ampliem suas chances de prosseguir os estudos.
A avaliação educacional, juntamente com os objetivos, conteúdos e estratégias de ensino, formam um conjunto indissociável de instrumentos para a promoção da aprendizagem.
Nesse sentido, ela é uma poderosa aliada na busca contínua pela melhoria e aperfeiçoamento dos processos de organização e de gestão tanto para escolas como para secretarias de educação, por se tratar de um processo contínuo de investigação, análise, decisão, ação e reflexão.
Professor de História:
Temos que ter em mente que não é a avaliação em si mesma que oprime ou excluí, mas o processo pedagógico reunido com uma visão de escolarização que não tem o sucesso de todos como seu objetivo principal. Ao contrário, a ausência de atividades avaliativas bem formuladas e conduzidas pode comprometer os objetivos de uma escolarização democrática, pela incapacidade de avaliar adequadamente os alunos para definir as melhores ações pedagógicas para que se tenha a aprendizagem efetiva.
Professor de Química:
A avaliação educacional ainda é vista de maneira quantitativa, reduzida a números, mas é necessário que a avaliação seja compreendida como um processo de ensino e aprendizagem, que deverá ser contínua, cumulativa e sistemática.
Um dos desafios educacionais é fazer com que a avaliação seja realizada em coerência com o currículo e o planejamento. Outro desafio , é que desenvolvam atividades pedagógicas significativas sem esquecer que os professores precisam incorporar a realidade do aluno no ensino desenvolvido na escola.
O processo avaliativo é um processo de contínua construção, mas ainda é compreendida como resultado da memorização e de informações prontas que os alunos recebem dos professores, a avaliação dessa maneira, transforma o aluno em um decodificador de conhecimento , sem considera-lo como um ser ativo e dinâmico.
2- Qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?
Professor de Filosofia:
• Na minha concepção, a avaliação tem algumas características importantes. A primeira refere-se aos objetivos. É preciso ter clareza dos objetivos que pretendemos alcançar quando estamos avaliando. Outro aspecto que é importante, é que a avaliação deve ser contínua pois , ao avaliar o processo de aprendizagem , o professor pode diagnosticar aspectos que precisam ser melhorados , podendo assim , intervir na sua própria prática ou nos fatores que estão interferindo nos resultados.
A avaliação deve ser bem planejada e articulada com os objetivos propostos no processo de ensino aprendizagem; deve ser coerente com os resultados que pretendemos alcançar. Por outro lado, vários aspectos devem ser considerados na avaliação, não apenas os cognitivos, mas também os afetivos e os psicomotores. Ou seja, deve contemplar o aluno e o processo de aprendizagem na sua integralidade.
É muito importante salientar que a nossa concepção de avaliação deve estar vinculada ao grande objetivo da educação que é a formação de pessoas autônomas, críticas e conscientes.
A avaliação sempre se faz presente nos meios escolares e ao longo da história, têm sido usada de diferentes formas, com distintas funções, objetivos e metodologias.
O aluno precisa participar da construção de seu próprio conhecimento. Nesse ponto de vista, em que educar é formar e aprender, construindo o próprio saber , a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas. O ato de avaliar consiste em verificar se os objetivos estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução para ajudar o aluno avançar na aprendizagem e na construção do seu saber.
Ao avaliar o progresso dos alunos na aprendizagem, o professor obtém informações valiosas sobre seu próprio trabalho. Nesse sentido, a avaliação tem uma função de feedback, porque fornece ao professor dados para ele repensar e replanejar sua atuação didática , visando aperfeiçoá-la de modo que seus alunos obtenham mais êxito na aprendizagem.
Professor de História:
A avaliação, já há algum tempo, tem assumido uma função seletiva, uma função de exclusão de alguns alunos rotulados como “ menos capazes “ , com problemas familiares , de aprendizagem , ou sem vontade de estudar e sem assistência familiar . Assim, as formas de avaliação empregadas no País têm tomado rumos desastrosos nas escolas e promovido uma assustadora evasão escolar.
Dessa forma, a avaliação deve existir para contribuir na formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades e tornando-o capaz de resolver conflitos do dia a dia , exercendo também , sua própria cidadania.
Diversificar instrumentos de avaliação é um passo muito importante, para melhorar o processo avaliativo. As provas tradicionais não avaliam corretamente todos os alunos, devido à diversidade cultural e às diferentes formas individuais de aprendizagem, sem esquecer que diferentes conteúdos merecem diferentes formas de terem a aprendizagem verificada.
As provas tradicionais nem sempre beneficiam a todos os alunos. Por essa razão é aconselhável o uso sistemático de outros instrumentos e estratégias de avaliação, como relatórios, entrevistas, questionários, seminários, autoavaliação, monitoria, observações e testes.
Professor de Química:
A avaliação se faz presente em vários momentos da vida humana; faz parte do nosso cotidiano. A avaliação no contexto escolar, realiza-se segundo objetivos escolares i valores e normas sociais, que por sua vez , refletem valores e normas sociais.
Em qualquer nível de ensino em que ocorra, a avaliação não existe e não opera por si só mesma, pode estar em um projeto ou em um conceito teórico, ou seja, é determinada pelas concepções que fundamentam a proposta de ensino.
Muito se tem discutido sobre o cenário da avaliação da aprendizagem nestes últimos anos. Avaliar é um ato que deve ser feito com responsabilidade, ética e moral. A avaliação fundamentada em pressupostos tradicionais e apenas quantitativos ainda é uma abordagem usual, contudo devemos refletir sobre este cenário tendo em vista as novas demandas sociais. Ainda neste contexto, vale pontuar que avaliar não deve ser somente medir, mas perceber uma concepção filosófica política que este universo nos remete. Deveríamos repensar os métodos avaliativos para que estes tenham seus limites ultrapassados tendo em vista a introdução de novas tecnologias e de uma pós modernidade educacional.
Observamos que refletir sobre o contexto da avaliação no campo do desempenho escolar assim como o cenário da educação na formação do aluno como um indivíduo voltado para a cidadania, trata-se de uma necessidade fundamental para uma prática educativa mais justa e igualitária. Isto porque acreditamos que o processo ensino e aprendizagem deve estar pautados no respeito ao educando, considerando como pressuposto seus aspectos físico, social e econômico; não podendo haver qualquer espécie de discriminação uma vez que no momento em que o aluno é valorizado em sua plenitude, poderá se efetivar a formação de cidadãos críticos e ativos no contexto social. Contudo, vale ainda apontar que a avaliação não é somente uma questão relacionada aos professores, mas à escola como um todo.
REFLEXÃO EM AÇÃO 2
Em consulta ao projeto político-pedagógico e aos planos de ensino (aos quais você possa ter acesso) de sua escola, procure identificar os seguintes elementos:
– Definições de avaliação da aprendizagem encontrada(s).
As definições de avaliação segundo os docentes da escola citados no PPP são:
É um processo de verificação se o que se propôs ensinar realmente se concretizou – é dinâmico – o tempo todo.
É o diagnóstico não só estatístico do processo ensino-aprendizagem, mas também um processo pedagógico.
É um processo que investiga a aprendizagem do aluno e do professor.
Processo pelo qual se avalia o “aprendizado” adquirido pelo aluno.
Um instrumento que direciona a ação pedagógica do professor e mostra para o aluno suas dificuldades e avanços
É a percepção do quanto o indivíduo reteve de conhecimento relacionado ao conteúdo trabalhado em sala.
Forma de verificar o nível de aprendizado do aluno durante cada período
É uma forma de perceber o desenvolvimento do aluno e rever as estratégias de ensino para o professor.
É a verificação de ambas as partes sabendo o que o aluno não compreender, para desta forma, o professor retorne a sala didática, ou seja, sua prática pedagógica.
É a verificação do aprendizado daquilo que foi proposto ou ensinado.
É uma forma de demonstrar e analisar se o aluno está apto ou não ao conteúdo aplicado.
É a maneira de medir o quanto o aluno aprendeu e desenvolveu durante um certo tempo.
Forma de verificar nível de assimilação.
Uma forma de avaliar o que o aluno aprendeu durante o ano letivo (diagnóstico). Por isso é necessário utilizar vários instrumentos e ser continua.
É um recurso pedagógico que visa avaliar o desempenho do aluno no que diz respeito ao conhecimento formal adquirido em uma determinada disciplina.
É um meio de diagnosticar a aprendizagem do aluno.
É um meio de diagnosticar a aprendizagem do aluno.
É um meio de diagnosticar a aprendizagem do aluno.
Trabalhar o conteúdo programático (planejado) com os alunos fazendo com que os mesmos venham a perceber um tempo e espaço a interpretar e entender a realidade, no que aquele assunto irá ajudá-lo a interagir como cidadão e qual a bagagem que ele levará para sua vida como pessoa e no seu dia-a-dia.
É a forma de constatar o nível de conhecimento/entendimento do aluno em relação ao conteúdo trabalhado. Também por meio da avaliação, é possível constatar pontos que devem ser revistos, e para tirar dúvidas e ampliar o conhecimento.
Uma forma de confirmarmos se os alunos estão fixando os conhecimentos passados em sala de aula. Dessa forma o professor pode ajustar suas próximas aulas de acordo.
É uma forma de consulta, feita pelo professor, onde o aluno demonstra o que assimilou, absorveu e como ele interpretou o conteúdo assimilado, bem como, se o conhecimento ajudou a compreender o mundo científico, histórico e social.
– Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados.
Os instrumentos utilizados e definidos coletivamente e apresentados no PPP são:
Avaliação – Sistema de Avaliação: o que está definido para toda a escola. Descrever que haverá trabalho de 3,0 pontos, Atividades de 2,0 e Avaliação individual de 5,0. Instrumentos de Avaliação: todo tipo de material que será utilizado para avaliar a aprendizagem: provas, tarefas, apresentação de trabalho, mostra, exposição, passeio, caderno, produção de material. Critérios de avaliação: critérios definem os propósitos e a dimensão do que se avalia. Para cada conteúdo precisa-se ter claro o que dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e, portanto, avaliar. Os critérios de avaliação refletem as formas previamente estabelecidas para se avaliar um conteúdo. Verbos nos presente: o aluno analisa, compreende, realiza. Recuperação de Estudos: é a forma de como se dará a retomada do conteúdo não aprendido, lembrando sempre que a recuperação não deve ser do instrumento (prova, trabalho, atividade), mas sim do conteúdo.
– Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação.
Os alunos são observados de acordo com o desenvolvimento de suas competências e habilidades ao longo dos bimestres, com retomadas de conteúdos, para que possam sanar suas dificuldades, tendo toda proposta de avaliação atribuída e reatribuída, com recuperações concomitantes visando o conhecimento.
– Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo.
Todo docente é instruído a oportunizar diferentes formas de aprendizagem, das quais os alunos possam suprir suas deficiências. Quando o docente não obtém êxito deve repassar para a equipe pedagógica, para que esta faça então uma ponte entre professor, aluno e a família. Ao termino do ano letivo os alunos que não atingiram índices de aprovação são então analisados pelo conselho de classe, onde todos os docentes levantam o desenvolvimento deste aluno ao longo do ano e se observa principalmente se este tem condições de acompanhar o ano seguinte.
– Outras observações que considere relevantes para a discussão de avaliação da aprendizagem.
Sugere-se que o corpo docente desenvolva não somente os instrumentos previstos no PPP, mas utilize-se também de outros critérios que venham a recuperar a aprendizagem deste.
REFLEXÃO EM AÇÃO 3
Após analisar os dados e taxas de rendimento de nossa escola, faz-se necessário um estudo para obter melhorias, pois ainda há uma certa porcentagem de reprovação e abandono, como apresentado nas tabelas de taxas e rendimentos estaduais e federais; Esses dados mostram que ainda se deve continuar à estudar, discutir e pesquisar sobre o assunto para diminuir a reprovação e o abandono.
No caso de nossa escola, isso é estudado, analisado e discutido através de reuniões pedagógicas online, onde o grupo de professores e pedagogos lêem textos referentes ao assunto e em comparação aos nossos resultados, cada participante, individualmente ou em grupo faz um levantamento dos resultados desses estudos e dá sugestões e opiniões para melhorar o desempenho de nosso trabalho, para que com isso diminua a reprovação e abandono dos alunos.
Também os professores se reúnem com os pedagogos durante as horas atividades, para discutirem sobre a forma da avaliação, em diferente situações. Essas análises também sendo levantadas durante os conselhos de classe e sempre que se faz necessário, esses debates, discussões e encontros, são realizados no grande grupo bem como por área de disciplina ou até mesmo individualmente.
Bimestralmente é feita uma reunião com os alunos, para mostrar e fazer um levantamento sobre o desempenho e aproveitamento dos mesmo nas disciplinas. Estes também dão sugestões para a melhoria dos resultados atingidos.
Esse mesmo trabalho é demonstrado para os pais, os quais também se interam desses resultados, onde participam e dão sugestões e mostram seu ponto de vista sobre a avaliação e aprendizagem que está sendo conduzida na escola.
REFLEXÃO EM AÇÃO 4
Na avaliação institucional de sua escola, como têm sido abordadas as avaliações externas e como têm sido utilizados seus resultados?
A avaliação escolar, também chamada avaliação do processo ensino-aprendizagem ou avaliação do rendimento escolar, tem como dimensão de análise o desempenho do aluno, do professor e de toda a situação de ensino que se realiza no contexto escolar, baseando-se também nas avaliações externas.
Sua principal função é subsidiar o professor, a equipe pedagógica e o próprio sistema no aperfeiçoamento do ensino. Fornecendo informações que possibilitam tomar decisões sobre quais recursos educacionais devem ser organizados quando se quer tomar o ensino mais efetivo. É, portanto, uma prática valiosa, reconhecidamente educativa, quando utilizada com o propósito de compreender o processo de aprendizagem que o aluno está percorrendo em um dado curso, no qual o desempenho do professor e outros recursos devem ser modificados para favorecer o cumprimento dos objetivos previstos e assumidos coletivamente na Escola, em especial na Proposta Curricular e, em cada, Plano de Trabalho Docente.
– Existe algum tipo de atividade voltada para essas avaliações? Como, por exemplo, organização de simulados, laboratórios ou espaços de diálogos?
Sim. A escola participa de atividades voltadas ao ENEM, sendo subsidiadas pela SEED e também divulgamos a programação ofertada no site (aulas e revisões de todas as disciplinas) e próximo a aplicação do ENEM é feito simulado com a divulgação do gabarito e correção da redação.
– Os alunos fazem comentários sobre o Enem? Se afirmativo, em que perspectiva?
Os alunos apresentam expectativas e aderem a idéia da participação de simulados.
– A organização dos planos de ensino, de alguma forma, tem levando em conta as matrizes de referência do Enem?
Os planos de ensino são baseados nas diretrizes nacionais e estaduais que contemplam as matrizes de referencia do ENEM.
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