CADERNO TEMÁTICO 5
ATIVIDADE CADERNO 5 DO SISMÉDIO
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR FRANCISCO ZARDO
Equipe: ROGÉRIO LARINI; TATIANE GOMES FERLA; SORAIA FUCKS; EVERSON ADELMO PASQUALI; JOSIANE GOMES SOARES; MARCIA REGINA LUCAS DE LIMA BLAN; PATRICIA PAULIN; ADRIANA BUSATO; ROSALIA MARGARIDA PALKOWSKI; MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA; IVANI KUNTYJ RAWLYK; ANA GRACE COSTA; CAMILA BORN; DILENE MARIA BROCHIER STIVAL.
Em relação à gestão democrática da educação e gestão democrática da escola, após a discussão do grupo, foi levantada a questão da não participação dos professores e pedagogos na formação da grade curricular do Estado do Paraná, pois essa mesma veio pronta; segundo a lei 11684/2008, altera o artigo 36 LDB incluindo sociologia e filosofia como disciplinas obrigatórias e com isso reorganizando a carga horária de outras disciplinas, reduzindo num tempo limitado o número de aulas das mesmas, o que vem a prejudicar o trabalho mais eficaz dos conteúdos a serem trabalhados. Aumentou-se o número de disciplinas e não o de aulas. Isso partiu da SEED/MEC.
Porém fomos incluídos, isto é, consultados para a escolha dos livros didáticos, PNLD, na construção do PPP, bem como na elaboração das Diretrizes Curriculares Estaduais.
A participação dos professores nesses itens citados, faz com que nos sintamos mais responsáveis e respeitados em nossa atuação como professor, além de facilitar o trabalho e em sala de aula.
Em nossa escola a gestão é democrática, onde todos participam; no que se refere ao âmbito escolar, as decisões são tomadas no grupo, como participação na construção do PPP / PPC, o que ajudou na organização da escola, do currículo, na melhoria das aulas. Para melhorar a gestão democrática já existente, se faz necessário que a tomada de decisões seja mais compartilhada e discutida com o colegiado.
Em relação ao Conselho Escolar, esse existe em nossa escola em as decisões são tomadas num e consenso pelos membros participantes do Conselho Escolar; a comunicação desse existe a todo momento, para que as atitudes tomadas sejam analisadas por todos, visto que é um órgão máximo na tomada de decisões no que se refere a tudo que visa a qualidade da educação de forma verdadeira e consciente.
A constituição do conselho escolar do nosso colégio se deu através de eleição de cada segmento. Tem como principal atribuição, aprovar e acompanhar a efetivação do projeto político pedagógico e analisa questões de ensino e aprendizagem, participa das decisões administrativas pedagógicas, para melhor contribuir com o desempenho do colégio.
Outro colegiado importante, o qual ainda não existe em nossa escola, é o Grêmio Estudantil, porém foi feito um levantamento de alunos que tinham interesse em participar e formar o grêmio estudantil; foi levado para esses alunos material relativo ao grêmio, para que tivessem base mais sólida. Após mostrar esse material, através de reuniões, buscando a conscientização dos pais e dos próprios alunos, para efetiva participação e formação do Grêmio, mesmo tendo essa demonstração, do que é um grêmio e ser um participante do mesmo, os alunos não demonstraram interesse em formar o grêmio em nossa escola.
Achamos viável, que o NREC, pudesse contribuir, promovendo eventos destinados á consolidar a implantação do grêmio na escola.
Sobre as práticas patrimonialistas existentes na escola, assim como formas de articulação com os familiares dos alunos que ajudem a superar os condicionantes que dificultam sua participação, citamos segundo Junior (2010), seguindo os conceitos de Patrimonialismo, troca-se cidadania por relações de favor pessoal, onde nesse sistema morrem os direitos da justiça, ética, bem comum e valores morais.
Diante de nossa realidade observamos que nos moldes sugeridos nossa escola não se encaixa no conceito de gestão patrimonialista. Esta apresenta um caráter gerencial democrático e aberto, onde todo o corpo escolar o qual citamos: direção, professores, funcionários, pais e alunos, estão representados no conselho escolar o qual delega os destinos e aplicações das verbas e projetos a que a escola necessita.
Podemos citar também que tecnicamente estamos enquadrados num processo administrativo gerencial, pois define objetivos da unidade a serem atingidos pelo administrador; garante autonomia na gestão dos materiais e financeiros que possibilitem atingir os objetivos; também sofre controle e cobrança dos resultados posteriormente analisados sobre os investimentos aplicados. Tudo isso visando atingir o interesse e satisfação de seu público.
A principal característica visa melhorar a qualidade da prestação do serviço público à sociedade.
O PPP de nossa escola foi fruto de uma construção coletiva onde participaram direção, professores, funcionários, pais e alunos, o presente documento é o retrato da realidade da nossa escola, bem como um recorte histórico e uma projeção de futuro e de ideais.
Direção, professores e funcionários envolveram-se em retratar o universo educacional de modo amplo, porém sem perder o chão, nem deixar o norte de nossa realidade, Pais tomaram consciência de sua participação na vida escolar de seus filhos e alunos envolveram-se em discussões para mostrarem seu “rosto” e sua “voz” neste documento que concretiza o que temos e o que queremos fazer para melhorar a escola.
O processo democrático e participativo nem sempre é fácil. Há problemas e obstáculos que foram, ao longo do processo construtivo, sendo enfrentados: o tempo escasso, a disponibilidade insuficiente, o acúmulo de tarefas entre outros. Mas todos encarados como desafios. Desafios que, afinal, tornaram este documento singular.
Os atores envolvidos realmente demonstraram interesse, garra e motivação para construir o nosso PPP. Quiseram, desde o início, constituir um documento nosso, uma fonte de pesquisa e um norte para todas as nossas ações.
Resultado de discussões, pesquisas e definição de metas, aspirações e sonhos, nosso PPP se materializa como linha mestra do Colégio Zardo e, guiado pelo princípio da revisão anual, enunciamos nele nossos objetivos para 03 anos. Queremos que este documento seja vivo a cada ação pedagógica desenvolvida na escola.
Desde a concepção da metodologia a ser utilizada até os últimos detalhes de sua formatação, sempre tivemos a clara intenção de transformar e melhorar, de corrigir e aperfeiçoar e, assim, coletivamente, construir uma escola melhor, um Zardo que oferece educação de qualidade, um Zardo que possui uma equipe que almeja o melhor.
No ambiente de sala de aula, prevalece a hierarquia e o diálogo, onde os alunos têm a possibilidade de serem reflexivos.
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