CEEP PEDRO BOARETTO NETO
CASCAVEL PR NRE CASCAVEL PR
REFLEXÃO E AÇÃO
ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO GRUPO DA ORIENTADORA DENISE PASQUALETTO
DATA: 03.10.2015
ANETE TEREZINHA TRASEL
ANDRÉ JANDREY
ANNA JOYCE PEREIRA COSTA
EVALDO MARTINS S. FILHO
ELEDIR IGNÁCIO DOS SANTOS
CRISTIANE LUZIA CAMBOIN BISSANI
ELOISA ANTUNES PEREIRA
ADRIANA APARECIDA N. PEREIRA
FÁBIO DOS SANTOS GIACOMEL
CLÓVIS ORTIGARA
EUNICE BILLER
FRANCISCA F. DA SILVA
REFLEXÃO NÚMERO 1 pág 14
RELACIONAR LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE; O VÍDEO DANÇA DAS SOMBRAS - MÍMICA PANTOMÍNIA ( Shadow Theatre Group).
O vídeo mostra a história de vida de uma moça e um rapaz com efeitos especiais de sombras, onde eles se conhecem, namoram, casam, tem uma filha, o marido vai para guerra e morre, e no final a mulher e filha visitam o túmulo do marido morto na guerra.
As práticas de Linguagem vista no vídeo Danças das Sobras predomia visual e
corporal, outras praticas de linguagem presentes: musical e sensorial, o grupo que apresentou esta dança tinha o objetivo de emocionar o publico, mostrar a
historia com várias formas diferentes de linguagens. Com isto consegue-se
relacionar várias disciplinas mostrando a interdisciplinaridade entre
Artes, Português, Educação Física, Filosofia e com menor relevâncias as outras disciplinas. Uma interpretação pautada na linguagem visual e corporal,
onde utilizam-se apenas das luzes e as sombras das pessoas para contar
uma história.
Através da interpretação conseguimos acompanhar a história de um
casal, que se conheceram em uma viajem, se amaram, casaram, tiveram
uma filha e foram separados por uma guerra, onde o marido morre. Destaque especial na Disciplina de Educação Física.
Na Educação Física é com o corpo que somos capazes de ver, ouvir , falar, perceber e sentir as coisas. O relacionamento com a vida e com os outros corpos dá-se pela comunicação e pela linguagem que o corpo é e possui. Essa é a nossa existência, na qual temos consciência do eu no tempo e no espaço. “ O corpo, ao expressar seu caráter sensível, torna-se veículo e meio de comunicação”. (BRASIL, 1999b, p. 38).
É preciso considerar ainda que a posse e o uso de conhecimentos da cultura corporal possibilitam o cultivo de um sentimento de pertinência ao grupo, desde o sociocultural mais abrangente até os grupos de convivência cotidiana. Este conhecimento pode constituir-se em um valioso instrumento de relacionamento social, pois ao jogar, lutar, dançar ou fazer ginástica, por exemplo, o aluno pode revelar intenções, expressar sentimentos, construir estratégias e ainda criar códigos de comunicação.
Quanto ao teatro/dança das sombras é então uma arte performativa que joga com os contrastes da luz coadunado com os movimentos, criando uma ilusão de óptica aos olhos da pessoa que assiste à performance em si. Sendo assim, a luz não só é muito importante para a captação informativa e sensorial da visão, como também pode ser manipulada por nós, de modo a obtermos o resultado que pretendemos.
Shadow Theatre Group