COL EST PAULA GOMES Curitiba - PR
CURSISTA : Maria Neide Freiria
Os “Gatos”, atitude que algumas pessoas das comunidades de baixa renda encontram para usufruir de energia, telefonia e canais pagos de TV, o que tem sido um grande problema em nosso país, mais uma vez o povo acha que pode resolver os problemas com o famoso “jeitinho brasileiro” achando que se lograr, roubar, enganar nunca será descoberto, isso só reforça que o brasileiro é um povo pobre em educação e cultura.
O “gato” na rede elétrica além de ser de grande prejuízo pode causar grandes estragos para quem fornece e para quem pratica este tipo de ligação clandestina. Este assunto já vem sido trabalhado nas escolas, mas por fazer parte da cultura de nosso povo ela não é levada muito a sério. É este contexto que devemos levar para ser trabalhado em sala de aula, um tema que dá para se trabalhar a conscientização fazendo uso da interdisciplinaridade em várias matérias.
Em português e inglês pode se trabalhar o entendimento dos danos gravíssimos que podem ocorrer, em física pode se explorar o funcionamento da energia elétrica, na matemática pode se analisar uma conta de energia , na filosofia a questão da ética e em Geografia as regiões onde os “gatos” mais acontecem, na história a própria história da energia.
É um assunto muito rico para ser trabalhado pelos professores, mas é necessário que se pense muito bem de como será elaborado e aplicado determinado planejamento para que os objetivos não se percam.