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legio Estadual Profª Regina Mary Barroso de Mello
Caderno IV – Reflexão e Ação – Cartas a Théo
Neste trecho da obra destacamos como dimensões da cultura, as várias formas que o pintor utilizava no manuseio do carvão, que era a matéria-prima do seu trabalho através de seus conhecimentos empíricos e do senso comum. Nesta perspectiva identifica-se o trabalho com essa ação transformadora consciente do ser humano, a qual chamamos de cultura. O resultado destas ações do cotidiano de criar vários tipos de pintura resultando nessa ação sobre o mundo. Os conhecimentos empíricos vão se transformar em conhecimento científico, que no caso é a fabricação de tipos diferentes de lápis . A tecnologia da época foi a inovação do carvão até a chegada do lápis. Esta ação transformadora, consciente é exclusiva do ser humano a qual chamamos de trabalho. A partir de um agir intencional que tem por finalidade a alteração da realidade de si mesmo pelo trabalho o homem produz conhecimento ,tecnologia e a própria cultura.
Este texto poderia ser incorporado em sala de aula através de uma reflexão com os alunos para que através do debate os mesmos realizassem um paralelo com a atualidade tendo como objetivo levantar dados do que temos hoje diferente daquela época, verificando todas as inovações desencadeadas tanto na ciência como na tecnologia.
Grupo: Orientadora de Estudos : Alessandra Vilarinho Chaves
Cursistas: Brasília de Fatima A. de Oliveira
Edson José Alves
Evelyn Nunes Santos
Marcos Xavier Ribeiro
Maria Bernardete Machado
Roseli Nogueira de Lima
Veridiane Grigoletti Gonçalves