CADERNO IV - Reflexão e Ação
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO CARLOS GOMES
Iguatu - Paraná
Orientadora:Soeli Berton Pantano
Professores Cursistas: Cleiton Fernandes Santos, Elenilce Sartori, Ivete Eliana Carrasco Rodrigues, josé Roberto ferreira, Luana Dams, Maria das Graças Ferreira Godoy, Martinho Lucas de Godoy, Rosemare Aparecido Alves, Santina Elza Inácio, Sonia Regina Carrasco, Valdenir da Silva Lisboa
Reflexão e Ação 1 - “Educação Alimentar e Nutricional” articulação entre os componentes curriculares.
Após assistir ao filme e realizar análise crítica sobre seus apontamentos, sua intenção, provavelmente é mostrar como o conhecimento, ao longo da história, tem ocorrido de modo fragmentado e reducionista.
Ao pensar o tema “Educação Alimentar e Nutricional” na visão proposta pelo filme, é fundamental que, ao desenvolver trabalhos, ocorra de forma contextualizada para o aluno perceber que a partir de sua prática possa adquirir o conhecimento científico, para tanto, faz-se necessário o envolvimento das várias áreas de conhecimento que participam na produção/qualidade, percebendo também a importância de uma boa alimentação para uma vida saudável. Sabemos hoje que a qualidade de vida é a somatória de diversos fatores e que o conhecimento científico, realizado através das diversas pesquisas em diferentes áreas, é ponto chave nos avanços vivenciados hoje. Não há como promover conhecimento interligado sobre este tema sem unir as diferentes disciplinas, como: biologia, química, física, história, filosofia, geografia, matemática. E devemos considerar, principalmente, que o costume alimentar de um povo se implica num sistema de significações e sentidos socioculturais.
Trabalhando a Educação Alimentar e Nutricional de forma interdisciplinar:
Biologia: faria uma análise nutricional destacando a importância de uma alimentação balanceada, o papel que cada nutriente desempenha em nosso organismo, bem como, as doenças relacionadas ao excesso ou falta deles.
Química: A análise da composição química dos alimentos: nutrientes, sais minerais, vitaminas, glicídios, lipídios e proteínas relacionando estes últimos as funções químicas orgânicas.
Física: O valor energético (calorias) dos alimentos, e a questão da conversão de energia.
Em Geografia: Os hábitos alimentares característicos de diferentes povos e a influência dessas culturas nos hábitos alimentares dos brasileiros. Também é possível abordar as diferenças regionais: hábitos alimentares e alimentos característicos de determinados locais.
Em História: O acesso à alimentação dentro das implicações históricas, econômicas e políticas, bem como as influências dos colonizadores em nossa culinária.
Matemática: Criação de tabelas com as informações nutricionais dos alimentos.
Em Língua Portuguesa: Abordagem através dos gêneros discursivos, como texto de opinião, charges, tirinhas, exposição oral, resenhas, entre outros. Os alunos podem fazer pesquisas sobre o valor nutricional dos alimentos de seu cotidiano, analisando a sua própria educação alimentar. A pesquisa terá como contraponto a leitura de textos acadêmicos que abordem os prejuízos de uma má alimentação. Os resultados da pesquisa e da leitura podem ser expostos em seminários ou debates. Ao se posicionarem sobre o tema criticamente e conscientemente, produzirão um texto de opinião, onde deverão argumentar sobre os malefícios da sociedade capitalista que afetam, inclusive, na alimentação diária.
Reflexão e Ação 2 - Cartas a Théo
Quanto à análise do texto “Cartas a Théo” e suas dimensões, podemos fazer a seguinte observação: trabalho é o ato de se apropriar do carvão; ciência é o ato de modificar a apropriação do trabalho, ou seja, transformando o carvão em lápis; a cultura é o resultado dessas modificações, o ato de pintar e a tecnologia são as novas formas de pintar, utilizando-se de outros materiais (óleo, pena, tinteiro). Ou seja:
- Trabalho: Produção das obras nas diferentes concepções (expressão representada pelas obras) transformar o carvão em grafite, e posteriormente em lápis.
- Ciência: diferentes técnicas de pintura usando carvão - Grafite bruto – lápis de carpinteiro - fabber - o carvão imerso em óleo – pena o tinteiro
- Tecnologia: A pintura das paisagens com carvão imerso no óleo; a visão das obras produzidas a pena e tinteiro; utilizar o lápis para pintar e escrever.
Cultura – produção cultural a partir do lápis, obras produzidas.
Incorporando as Cartas como material em sala de aula.
Como leitura de uma poesia ou um texto científico; Leitura e Debate;
Trabalhando o conteúdo evolução do homem o desenvolvimento racional/ intelectual e social;
Interferência ambiental – desmatamento para produção de carvão – produção de ares com madeiras destinadas para a produção do carvão; problemas de saúde com a queima da madeira e trabalha infantil e escravo;
Em química - análise da composição químicas dos materiais – estrutura molecular do grafite e propriedades que permitem a produção dos lápis.
Solubilidade e densidade entre carvão e a água e o óleo;
Este material poderia ser utilizado em sala de aula associando-o ao conhecimento adquirido por cada um de nós. Ter os conhecimentos apresentados, observá-los de acordo com cada realidade, bem como suas modificações e a transposição disso através de situações que se criam no decorrer do tempo e novas experiências.
Reflexão e Ação 3 - Elaboração da proposta curricular
Um dos grandes desafios contemporâneos sobre o homem do campo é motivá-lo nas questões inerentes à agricultura, para que o mesmo possa continuar na área rural. A maioria deles se debate com todo tipo de sorte e dependência para seu sustento e na obtenção de lucro do trabalho árduo que realiza. Como o fenômeno do êxodo rural, no século passado, teve forte influência em todos os setores de nossa sociedade, e continua ocorrendo, os governantes perceberam que a situação poderia se tornar caótica, caso o problema não fosse solucionado.
Como a problemática é bem extensa, este trabalho fará somente uma análise da importância do programa Compra Direta aos pequenos agricultores de nosso município, tendo como objetivo a fixação e valorização do homem do campo, através da agricultura familiar.
As questões norteadoras para esse trabalho serão a Sustentabilidade, nutrição (qualidade nutricional), higiene e saúde; Defensivos agrícolas (Agrotóxicos, adubação orgânica e química, correção de solo); Desenvolvimento social (participação social), histórico, Leis, participação política; Fixação do homem no campo, conservação mata ciliar; Taxa, porcentagem, medidas, estatística (levantamento de dados e gráficos fundamentado na tabela da CONAB); Compreensão, conhecimento, formação das leis e formas diferenciadas de produção.
Essas questões poderão ser trabalhadas contemplando as diferentes dimensões educacionais, como por exemplo, a DIMENSÃO TECNOLÓGICA terá como abordagem O uso eficiente do solo, as práticas agrícolas, programas de assistência técnica; a DIMENSÃO HISTÓRICA: O resgate da vivência familiar e o trabalho comunitário, história fundiária, resgate histórica da sociedade local; a DIMENSÃO ECONÔMICA: Geração de renda; entre outras dimensões.
Visando a integração dos conteúdos selecionados para tal problemática, o foco de todas as questões anteriores será embasado no resgate da história fundiária no Brasil, a interdependência campo-cidade, questão agrária e desenvolvimento sustentável, organização política, movimentos sociais e cidadania. Esse trabalho integrador poderá ser desenvolvido em todas as disciplinas, fazendo parceria com Biologia, História, Matemática, Química, Português, Geografia, Filosofia, Sociologia.
Reflexão e Ação 4 - “Ligações clandestinas causam incêndios”
As informações presente no próprio texto podem ser a problemática usada para a reflexão e debate com os alunos e momentos com a comunidade. Através deste material podemos explorar as diferentes áreas do conhecimento, pois são várias situações apresentadas que podem ser desenvolvidas a fim de desenvolver reflexão crítica sobre as relações sociais, econômicas, culturais e políticas, se constituindo em espaço permanente de troca, avaliação e produção de conhecimentos (MEC, 2013).
Em história e geografia podemos abordar as questões históricas da construção da favela, o desprovimento das leis que amparam os cidadãos a seus direitos de moradia, educação e saúde, as políticas públicas locais e globais; As questões sociais inerentes a este problema, por exemplo, a falta de acesso a serviços básicos, como o fornecimento de energia elétrica existentes nas favelas brasileiras, destacando o processo de exclusão social nos grandes centros e consequente formação das favelas e análise estatísticas de acesso aos serviços básicos.
Filosofia e sociologia: Responsabilidade social, cidadania, ética.
Física: Eletricidades e suas implicações, funcionamento correto e perigos, circuitos elétricos, curto-circuito, tensão, entre outros.
Biologia: Leis ambientais; áreas de preservação e áreas habitáveis, a questão da geração de energia elétrica, saneamento básico e primeiros socorros;
Matemática: Estatísticas e previsões relacionadas a novos incêndios alertando a organização e planejamento promovendo conscientização e mudança de comportamento;
Português: Interpretação das leis – direitos e deveres de cada cidadão – desenvolvendo capacidade crítica e argumentativa com intuito de organização política local com reflexos globais. A problematização poderia ser dar através do próprio texto. Como a situação faz parte de sua vivência, a probabilidade é de que a atividade tenha mais sucesso. Poderia ser feito um levantamento da situação real, em grupos e por localidade. Realizar a amostragem da pesquisa, através de gráficos. Analisar a capacidade de energia de cada casa e a sobrecarga em caso de excessos. Produzir panfletos informativos para a comunidade, buscando a conscientização, trabalho esse com a ajuda de órgãos responsáveis. Essa atividade demandaria o conhecimento de diversas áreas, tais como: Matemática, Física, Língua Portuguesa, Sociologia.
O desenvolvimento pedagógico deve contar com interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento e a comunidade local, busca em que o conhecimento aconteça a partir da criticidade do cotidiano para a mudança do indivíduo e, consequentemente, sociocultural.
Por fim, todas as disciplinas poderiam trabalhar a prevenção de incêndios e os procedimentos de combate ao fogo e evacuação do local.
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