Caderno 4 - Outubro 2014
Reflexão e ação 2
Parte 1:
Após a leitura e reflexão do texto, destaca-se no trecho da obra como cultura os resultados obtidos pelo artista de cada época de suas ações transformadoras vinculadas ao material utilizado em diferentes momentos da história.
No trabalho, a obra em si que servirá como fonte de inspiração interferindo no mundo de cada um.
Quanto a ciência, o homem tem condições de realizar diversos tipos de trabalho apesar das resistências, pois trata-se de um ser dotado de capacidade de ação sobre os materiais da natureza mediante a produção da sua existência, individual e coletiva.
Tecnologia é a criação do homem que modifica a natureza, com aplicação de sua ciência e trabalho. Fica por conta da capacidade de realizar a função de caráter material e também organizacional, utilizando-se da ciência, onde ocorre a construção de conhecimento das características do material utilizado, retratando uma realidade física e também social representada pela obra pronta.
Parte 2:
No cotidiano escolar, através de um experimento prático de laboratório, onde podemos discutir sobre os recursos materiais utilizados no decorrer da história, discutindo sobre diferentes estratégias de épocas distintas e as transformações ocorridas como consequência de descobertas científicas, refletindo a respeito dos resultados obtidos oriundos de ações modificadoras do mundo. Mostrando que os experimentos científicos são frutos de uma produção e reprodução de caminhos estratégicos provocando mudanças dentro da ciência.
Caderno IV - Reflexão e Ação
Resposta 4
Analise criticamente a notícia deste material e, imaginando que lecione em uma escola próxima a essa comunidade, como poderia problematizar a situação relatada? Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?
No Brasil temos a cultura do “jeitinho brasileiro”, que mostra a criatividade dos brasileiros em superar dificuldades, mas que muitas vezes acaba esbarrando nas questões éticas e ilegais, para se beneficiar.
No texto lido “Ligações Clandestinas causam risco de incêndios”, o “gato”, representa um bom exemplo desta ilegalidade, pois coloca toda a comunidade em risco de incêndios e até morte. Para as distribuidoras de energias fica o prejuízo e falta de controle da quantidade de energias consumidas por determinada região.
A população que paga corretamente sua conta, acaba arcando com os prejuízos e riscos destes atos criminosos. É preciso abordar este tema em sala de aula para conscientizar os estudantes sobre os riscos e prejuízos que toda a comunidade corre; é necessário o resgate dos valores éticos, muitas vezes deixados de lado para ter e receber determinadas vantagens.
Dentro das diferentes áreas do conhecimento é possível trabalhar neste texto; em Língua Portuguesa é necessário uma boa leitura e análise do texto, em Artes poderia ser feito uma leitura artística da situação, fica para a Filosofia e Sociologia os valores éticos e morais, a Geografia e História poderiam abordar as questões da formação dos morros e questões sociais, já a Matemática, Química e física poderá abordar a eletricidade e estatísticas, a Biologia, Educação Física e Ciências fica as questões relacionadas à saúde.
Poderá também utilizar como recurso a sugestão dos filmes “A Vila”, “BMW Vermelha”, para análise, mais informação e mais conhecimento, dentro de uma abordagem pedagógica.