ESCOLA ESTADUAL ERNANI VIDAL – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CURITIBA - PR
Proposta Integrada do Caderno IV – Formação de Professores do Ensino Médio
Orientadora de Estudos: Deise Pereira Santos Carvalho
Professores Participantes:
Ana Lúcia Mathias
Denise Pereira Carvalho Santos
Edir Vieira
Iran Frank da Silva
Jeana Escolástica Maffini dos Santos
Márcia Cristina Marquezini Pinheiro de Freitas
Nelson Mário Rizzardi
Patrícia Cristina Lemos Gomes
Reny Aparecida Estácio de Paula
Viviane dos Santos Bezerra
01) Problematização:
Um dos grandes problemas sociais que se apresenta nos dias de hoje concernente à toda a população humana é a alimentação; a produção de alimentos, sua distribuição e consumo.
Como as diversas comunidades mundiais tratam esse problema se constitui em conhecimento indispensável em todas as áreas específicas, justamente visando sua possível solução.
Como cada indivíduo pode colaborar na transformação desse problema que atinge a sociedade humana?
02) Teorias e conceitos para a compreensão do estudo:
Conceito de alimentação; História da alimentação; Relações regionais e produção alimentar; A produção de alimentos no mundo; A industrialização dos alimentos; O agronegócio no mundo; Perspectivas químicas dos alimentos; Perspectivas físicas dos alimentos; Fisiologia do sistema digestório; Distúrbios alimentares; Hábitos alimentares relacionados às religiões; Simbologia dos alimentos nas diversas religiões; Alimentação e cultura popular; Padrões de beleza e alimentação; Ética/bioética e alimentação.
03) Disciplinas e teorias e conceitos:
Português: leituras e interpretações dos diversos textos; Elaboração de textos de diversos tipos; pesquisa de contos populares relacionados à alimentação e suas origens.
Matemática: leitura e elaboração de dados estatísticos; formas de construção; porcentagens; relações numéricas; interpretação e elaboração de gráficos e tabelas.
História: Levantamento histórico da produção alimentar; Industrialização dos alimentos; A alimentação no transcorrer da história.
Geografia: A questão da fome no mundo; desigualdade social nas diversas populações mundiais; Produção econômica e industrial; Países produtores; Agronegócio.
Sociologia: Saúde pública e alimentação; Desigualdade social e alimentação; Políticas públicas e a fome mundial; Distribuição dos alimentos no mundo.
Filosofia: Ética e bioética na produção de alimentos; A alimentação e padrões de beleza.
Biologia: Transformações dos alimentos em energia; Sistema digestório e aditivos químicos nos alimentos; Conservação dos alimentos; Distúrbios alimentares; Desperdício de alimentos.
Química: Agrotóxicos nos alimentos; Produção de alimentos; Composição química de alimentos naturais e industrializados; Calorimetria dos alimentos.
Física: A produção de energia dos alimentos; Produção de energia e combustíveis a partir de produtos alimentares.
Artes: Rótulos em alimentos industrializados; Representação da alimentação nos diversos períodos da história das artes; Costumes alimentares representados nas artes.
Educação Física: Alimentação e esporte; Alimentação e qualidade de vida; Relação alimentação e IMC.
Inglês: Leitura e interpretação de textos; Vocabulário relacionado à alimentação.