Caderno IV - O Currículo - Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng - Foz do Iguaçu - PR

O tema currículo é bem mais complexo do que se pensa. Todos os envolvidos no processo educacional acreditam que o currículo deve abranger todas as áreas do conhecimento, que o conhecimento deve acontecer de forma integrada e não fragmentada como acontece nas escolas. Porém muito se fala e pouco se resolve, pois de que forma repassar os conhecimentos de forma integrada? Em quais momentos os professores e pedagogos se reuniriam para trocar ideias e fazer a ligação entre as diversas áreas do conhecimento e estipular os objetivos que queremos alcançar com a integração dos conhecimentos de cada área especifica? Talvez se a preocupação da escola fosse fazer com que o jovem aprenda e se sinta acolhido e confortável dentro dela, mas a escola está pressionada a assumir por vezes os compromissos que muitas vezes seriam da família. Outro compromisso da escola é obrigar o jovem a frequentar a escola, que deve cumprir as 800 horas. Com isso o professor também sente-se pressionado a cumprir sua carga horária, muitas vezes sem se preocupar com a qualidade. Vemos que na maioria das vezes o professor só está preocupado em vencer o livro didático, em repassar os conhecimentos, em repor as aulas que deixou de ministrar devido a greves, feriados, atestados médicos, paralizações que acaba não se dando conta que o jovem também precisa ser ouvido e por vezes necessita de atenção. Então qual o tempo os profissionais da educação teriam para discutir quais as melhores formas de integrar o currículo se quando se para discutir os problemas da escola e se dispensam aulas devemos fazer a reposição do dia parado? O tema “Educação Alimentar e Nutricional” é um bastante interessante uma vez que a cada dia nos deparamos com jovens acima do peso e até obesos. Estudos mostram que uma alimentação adequada favorece o crescimento e o desenvolvimento da criança. Pois é na infância que se formam os hábitos alimentares. Mas existem fatores que influenciam esses hábitos como por exemplo: unidade familiar ou seja atitude pais e amigos próximos, valores culturais, sociais e até religiosos e também a influência da mídia. Então, vejo que esse tema é preocupante uma vez que estudos mostram que a população não está se alimentado adequadamente, porem devemos ter uma certa cautela, devemos ouvir primeiro os jovens para verificar quais são seus hábitos alimentares para depois iniciarmos as discussões de forma a não causar polemicas. Devemos sim mostrar ao jovem que na maioria das vezes está acostumado a comer fora de casa, a ingerir frituras e produtos alimentares industrializados que uma alimentação saudável  e balanceada irá melhorar e muito a sua qualidade de vida. Seria interessante também discutir com os jovens que além de se alimentar corretamente ele também deveria dormir bem, praticar esportes e não ficar o tempo todo em frente ao computador. O ENSINO INTEGRADO: TRABALHO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA Nesse pequeno trecho da obra é possível verificar que as dimensões são abordadas sim. Percebe-se claramente a noção de cultura do escritor das cartas. Trabalho aparece nos relatos dele sobre as tarefas que realizou ou tentou realizar. Descreve muito sobre a tecnologia quando fala sobre o uso do lápis que para a época era uma tecnologia bem avançada. Destacando que com o carvão os trabalhos ficaram melhor, porém deixaria para mais tarde. A ciência aparece descrito em vários momentos, pois quando destaca as diferenças entre um material e outro é possível perceber que ele conhece dos materiais citados. Esse trecho seria oportuno para o trabalho em sala de aula, visto que os estudantes utilizam vários materiais sem se preocupar de onde vem e para onde vai. O que existe por trás dos utensílios que são utilizados em sala de aula. Mostrar para os estudantes como seria a vida sem uma caneta, sem computador, sem celular entre outros objetos. Dialogar com estudantes que existe uma vida além das telas do celular por exemplo que é uma tecnologia útil para o dia a dia, mas que viveríamos muito melhor sem ele. Filme: "Em busca de Joaquim Venâncio" esse vídeo nos mostra a procura por uma pessoa que foi muito importante na comunidade escolar do Instituto ou Fundação Oswaldo Cruz, a figura de Joaquim Venâncio é lembrada por todos como aquele que não sabia ler, mas tinha muito conhecimento sobre o uso do laboratório, sabia como utilizar todos os recursos disponíveis para a época sem ter frequentado os bancos escolares, apenas nas vivencias com as pessoas ele era respeitado e admirado por todos. Esse tema seria de grande ajuda em sala de aula, pois acredito que em todas comunidades tem aquela pessoa que com seu conhecimento ajuda e facilita a vida das pessoas. Basta corrermos atrás para descobrir essa pessoa tão especial em nossa comunidade. LIGAÇÕES CLANDESTINAS CAUSAM RISCO DE INCÊNDIO Esse tema é polêmico, ainda mais se for tratado no local da ocorrência. Como dizer aos estudantes que os chamados "gatos" são ilegais, que suas famílias deveriam procurar a companhia de energia para regularizar a situação se os mesmos vivem de forma irregular, em precárias condições. Vejo sim a necessidade de orientar sobre os riscos das ligações, tratando o problema de forma a não generalizar, talvez citando exemplos de instalações mal feitas que podem levar a curto-circuitos, abordar o tema de forma simples sem levantar polêmica. Mostrar fotos de pessoas soltando pipas perto da rede elétrica, trocando tomadas sem as devidas medidas de segurança. Sempre tomando o cuidado para não abordar o tema de forma a geral tumulto em sala de aula, se ele por ventura surgir, cabe ao professor não enfatizar o assunto, verificar a opinião dos estudantes sem constranger nenhum aluno.
Texto produzido em conjunto a partir de discussões no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng.