Colégio Estadual Prof Paulo Freire- EF E EM – PONTAL DO PARANÁ
Coordenadora: Profa Iva Maria R. Lindner
PROFESSORES :Anna Maria C Martins
Angela Knapki
Cristiano Soares Perego
Eliana Pereira
Maria Joana Franco Andrade
Mauro Cunha
Sandra Mara M P Alves
Sinuhe Kern
Vilma B. Mariano de Miranda
CADERNO IV:
Visão Educacional e Ensino de Linguagens.
Estamos constantemente nos defrontando com a inevitável mediação das linguagens e estas, por sua vez trazem consigo diferentes identidades oriundas de diferentes grupos sociais.
A metáfora da árvore nos leva a uma reflexão voltada para uma prática educativa que parta da atuação dos sujeitos em suas próprias práticas sociais, enfocando as mediações de linguagem pelas quais passam .
Os conteúdos, por sua vez, devem estar pautados numa abordagem filosófica, como raízes que sustentarão o fazer pedagógico, que partirá de posicionamentos frente aos objetivos e às maneiras pelas quais ocorrerão a aprendizagem e a promoção dos estudantes.
As folhas então, estarão relacionadas a ações anteriores e influenciarão ações posteriores, onde alunos construirão seus próprios quadros valorativos, partindo de suas próprias culturas.
Técnica e prática, devem levar o aluno a modificar situações e resolverem situações problemas num contexto social que vise também, o bem comum.