POSSIBILDADES PARA UM NOVO ENSINO MÉDIO
Professora Orientadora: Iva Maria Lindener
Professores:
Angela Knapki
Anna Maria Martins
Eliane Pereira
Cristiano Perego
Maria Joana Franco Andrade
Mauro Cunha
Sandra Mara Moraes Prado Alves
Sinuhe Kern
Vilma Mariano de Miranda
Compreendemos que os pressupostos para a construção da proposta curricular necessita, sobre maneira,de estrutura física ( biblioteca, laboratórios, refeitórios, livros, etc).
Do ponto de vista do profissional de educação, é necessário que os envolvidos tenham dedicação exclusiva na escola porque, dessa forma, o profissional terá mais condições de dar uma orientação epistemológica à sua disciplina, encaminhando-a melhor na reflexão da unidade nas áreas de conhecimento. Portanto, esta reflexão deve expressar o potencial aglutinador, na integração de interlocução no campo do saber, revertendo em qualidade , de fato,ou seja, permitir que o processo de ensino/aprendizagem efetivamente influa na compreensão da realidade pelo educando.
Elaborando coletivamente uma proposta curricular integrada:
1.Problematizando o fato: A gravidez na adolescência e a vacinação contra o vírus HPV.( Na nossas escolas aconteceram durante esta semana a vacinação das meninas entre 11 e 13 anos, contra o HPV. Assim como em varias regiões do país, aqui também muitos pais não aceitaram assinar o compromisso/autorização. )
2.Teorias e conceitos fundamentais. O papel de guarda dos pais, do ponto de vista legal. A Constituição federal, no artigo 227.Outra perspectiva é a analise da teoria do amadurecimento sexual, do aflorar precoce da libido, estimulado pela mídia e falta de apoio familiar. O papel da família no século XXI, Cuidados com o corpo na adolescência.
3.Campos da ciência:Dentro das Leis: Campo da Sociologia e da História. Amadurecimento Sexual: Campo da Educação Física e Biologia. A influencia da Mídia e o apoio familiar: dentro do campo da filosofia e da língua Portuguesa e Geografia
4. Relações com outros campos:A proposta pode ser desenvolvida em outras disciplinas , pois em matemática e física, educação religiosa e química ( a questão da sexualidade mesmo sendo estudada no campo morfológico a de se levar em consideração a questão ideológica)
5.Abordagens interdisciplinares: A educação sexual , dentro da visão religiosa-moral-social-pedagógico pode ser analisada por todas as disciplinas, além das que foram mencionadas acima.