CADERNO IV - CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANOEL MOREIRA PENA - FOZ DO IGUAÇU/PR

1 - Formas de trabalhar o tema “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada entre os componentes curriculares.
• Agroindústria criando relação com Educação física, onde se pode trabalhar os valores nutricionais e a professora de Educação física reforçar as consequências (efeitos) dos alimentos no organismo, levando em consideração as questões culturais, presença dos fast foods e os hábitos alimentares.
• Química levantaria noções sobre a energia fornecida pelos alimentos, sendo estes combustíveis para fazerem funcionar o organismo. Todas as disciplinas podem abordar este tema, porém não há momento de articulação entre elas.
• Os alunos devem ser orientados sobre as questões alimentares e suas consequências, porém a escolha é individual. A realidade socioeconômica também interfere diretamente na questão nutricional.
• Língua portuguesa poderá direcionar textos com questões ligadas aos aspectos nutricionais, como a utilização dos agrotóxicos nos alimentos, para assim, aproximar a realidade do estudante ao conteúdo interpretativo.
• A ideia de construir hábitos alimentares corretos é desafiada pela mídia e pelo mercado, pois envolve o consumidor de tal forma, que este sempre estará sujeito ao consumismo, sem levar em consideração os benefícios ou malefícios de dito alimento.
2 - Cartas a Théo - com base nesse texto discutir o papel da tecnologia, levando em consideração os questionamentos abaixo:
→ 1 - Destaque as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes nesse trecho da obra.
No trecho da obra Cartas a Theo é possível, nessa perspectiva, reconhecer trabalho como uma prática que vai além daquilo que é essencialmente profissional, pois perpassa pelas ações humanas que demarcam a própria existência. Tal ideia se confirma quando Van Gogh reflete a respeito do lápis de carpinteiro e como artigos Faber teriam desenvolvido seu trabalho, ou seja, de que forma agiriam como seres racionais que atuam no seu próprio ambiente de modo diferente e complexo em relação aos demais animais. Deste modo, se atuam de modo reflexivo e complexo é, portanto possível associar a conceito de cultura proposto pelas DCENEMs, o qual sugere que a mesma seja entendida como um conjunto de resultados dessas ações do trabalho sobre o mundo. Assim, as noções de cultura presentes no trecho da obra se confirmam ao passo que autor reflete a respeito de como os diferentes objetos de trabalho (lápis de carpinteiro, carvão, pena e óleo), poderiam interferir diretamente nos resultados de sua expressão artística, expressão esta, obviamente cultural.
Ao abordar a possibilidade de alguém inventar uma boa pena para se trabalhar com o tinteiro podemos notar a perspectiva tecnológica do autor, uma vez que já sugere que a tecnologia poderia influenciar e/ou colaborar com seu trabalho artístico e, consequentemente também modificar sua expressão cultural. Por fim, a concepção de ciência como resposta adaptativa do homem se percebe quando Van Gogh fala a respeito das intensidades distintas as quais é possível serem adquiridas a partir do lápis de carpinteiro, ou ainda, a viabilidade se utilizar o carvão mergulhado em água.

→ 2 - De que forma ele poderia ser incorporado como material para discussão em sala de aula? Em que contexto e com qual objetivo?
Partindo dos pressupostos analisados na questão anterior, é possível trabalhar a obra em sala de aula a partir da possibilidade de reflexão da ação do ser humano sobre a natureza, sua prática no trabalho, sua produção artística as quais são resultado de um processo histórico e racional. Trabalho este que poderia perpassar as disciplinas de História, Sociologia, Arte e Filosofia. Logo, o objetivo seria fazer com que o aluno reflita a respeito da importância da obra para seu próprio conhecimento, histórico, filosófico e cultural.
Também as disciplinas de Química e Biologia, poderiam analisar, por meio de experiências científicas, como se dá o processo de desenvolvimento do carvão na natureza, e ainda, estudar o porquê dos diferentes resultados na pintura a partir do carvão molhado, lápis de carpinteiro e óleo. Tal prática visaria trazer para sala de aula um estudo dos conteúdos historicamente desenvolvidos, o qual fosse mais bem relacionado às perspectivas e conhecimentos prévios dos alunos.
3 – Proposta curricular integrada
Como a finalidade desta questão é que nós, enquanto educadores, cheguemos à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientadados pelo princípio da relação entre ensino e produção, propomos:
a) Problematização: a produção da cana de açúcar trouxe benefícios para a sociedade brasileira?
a) Histórico da cana de açúcar no Brasil;
b) Os trabalhadores (dos africanos escravizados aos trabalhadores de hoje, também escravizados);
c) A questão social no trabalho da cana;
d) As tecnologias utilizadas do plantio à industrialização do açúcar e ao etanol;
e) A questão ambiental do solo, do ar e das doenças causadas  pela poluição;
f) Tecnologia presente nos maquinários;
g) Redução da produção de alimentos de subsistência;
h) Regiões produtoras da cana, do período colonial aos dias de hoje;
i) A utilização do açúcar como alimento;
j) O uso dos resíduos da cana (bagaço) na fabricação de outros produtos;
l) O processo da produção industrial.

b) Conceitos:
a) Produção;
b) Tecnologia;
c) Tipos de solo;
d) Indústria;
e) Subsistência;
f) Escravização.

c) Metodologia de trabalho:
a) Filme de época da escravização;
b) Reportagens atuais sobre a produção da cana;
c) Pesquisa histórica da vinda da cana da África para o Brasil;
d) A origem da alimentação nos engenhos existentes até hoje (rapadura, feijoada), o mito da manga com leite, o caju como fonte de vitamina C.
e) Trabalho com slides, vídeos.

d) Conteúdos:
Língua Portuguesa, História e Arte: montagem de história em quadrinhos, Rugendas e Debret;
Matemática: Gráfico da evolução da produção da cana;
Geografia: Questão ambiental, tipos de solo e estados produtores;
Inglês: vocabulário, comparativo da produção de cana com outros países, simulação de situações para o trabalho da língua;
Física: as máquinas;
Química: elementos químicos, valor nutricional e calorias (etanol, açúcar...);
Filosofia: Princípios éticos no trabalho;
Sociologia: A sociedade no período colonial e nos dias de hoje.
Após o desenvolvimento das atividades, acredita-se que os alunos tenham a possibilidade de analisar os pontos positivos e os pontos negativos do processo da produção da cana. 

4 – Vídeo “em busca de Joaquim Venâncio”:
O trabalho realizado a partir do filme “Em busca de Joaquim Venâncio” está contextualizado e envolve conhecimentos de várias disciplinas (áreas do conhecimento), valorizando a experiência das pessoas mais velhas, compreendendo o que é memória, percebendo como os objetos e imagens podem trazer lembranças de um tempo passado, observando que as memórias podem ser registradas oralmente e pela escrita, realizando um  trabalho pedagógico que não “consegue” ser fragmentado e descontextualizado. Assim, ele  apresenta esse “caráter” interdisciplinar.
5 – Ligações clandestinas (gatos):
Primeiramente, é fundamental contextualizar a situação para compreender como esse processo funciona. O professor poderia fazer um trabalho de pesquisa com os alunos a fim de compreender:
• o que são favelas;
• como elas são organizadas;
• como elas funcionam em seu dia a dia;
• qual é o “perfil” das pessoas que moram lá;
• quais são as condições básicas de seus moradores (esgoto, água tratada, moradia, acesso à cultura, à educação, a atendimento médico, trabalho...);
• quando (época) surgiram as primeiras favelas e como elas foram (e vão) progredindo;
• em que parte da cidade as favelas estão;
• por que elas estão onde estão;
• qual é o “tratamento” dispensado por parte dos governos a essas comunidades (assistência quanto à moradia, à saúde, à educação, a saneamento básico...);
• qual é a crença (concepção) das pessoas que não moram nessas comunidades.

Quanto ao fato relatado em “gatos” (ligações clandestinas), poderia ser realizado um levantamento de como esse procedimento é arranjado, por que os “gatos” são efetuados, quais os riscos que essas pessoas e as que moram próximas correm, como esse problema poderia ser resolvido.