Reflexão e ação
Colégio Estadual Dídio Augusto de Camargo Viana - Ensino Fund. e Médio
Caderno IV – atividade coletiva - Análise da noticia – Ligações clandestinas causam riscos de incêndios
Cursistas: Professora Alessandra Griguç
Professora Enedir Vesentin
Professora Lucidalva Pereira do Nascimento
Professor Luiz Carlos Dantas Marinho
Professora Maria Marta de Jesus de Souza
Professora Rosana Constantino Bekendorf
Professora Rosane Gouveia da Silva
Professora Rosemeri de Andrade da Silva
Orientadora: Professora Elaine Pires Teixeira Ifanger
Problematizar as ligações irregulares de energia elétrica é propor uma discussão pertinente acerca da realidade da comunidade escolar, uma vez que o colégio situa-se em uma região onde há um aumento demográfico crescente, com forte tendência a se intensificar ainda mais nos anos vindouros. Questões socioeconômicas e éticas naturalmente constituirão importantes linhas de estudo, uma vez que nem sempre aquele que se apropria indevidamente da energia elétrica é aquele que, de alguma forma, justificaria tal ato por estar em situação de extrema pobreza.
Para conduzir este estudo é necessário ampliar a visão sobre o assunto, estendendo-o as três áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagem. A abordagem interdisciplinar, neste contexto poderá acontecer da seguinte forma: O tema será introduzido pela disciplina de Física, enfocando noções de eletricidade, as redes elétricas, seus riscos, perigos e prevenção de acidentes. A disciplina de Geografia propõe um estudo sobre o crescimento demográfico e o mapeamento destes espaços, enquanto os professores de História conduzem um trabalho de pesquisa acerca das condições socioeconômicas da região - como ocorreu o crescimento e, - as causas da expansão desordenada. Paralelamente, Biologia estará trabalhando o impacto que este crescimento causa no meio ambiente. Os profissionais de Filosofia e Sociologia se encarregarão de encaminhar debates a respeito da questão ética e de cidadania – furto de energia: Quem e Por quê? Enquanto ocorrem concomitantemente tais discussões, os docentes de Língua Portuguesa apropriam-se das informações a fim de elaborar cartazes/panfletos para conscientização, esclarecimento e prevenção de acidentes, que serão divulgados oportunamente a toda a comunidade escolar.
Referências Bibliográficas
Setor de Educação da UFPR. Formação de Professores do Ensino Médio, Etapa I – Caderno IV – Curitiba, 2013.
Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio