Colégio Estadual Tatuquara
CADERNO IV – ATIVIDADE COLETIVA
CURSISTA:
JULIANA PALMA GALTA ROSA
JORGE VITOR DE SOUZA
MARCIA VALERIA SCHNEIDER DIAS
NABOR MAURICIO OLIVEIRA CHAGAS
PATRICIA BAPTISTA GUERINO
RAFAEL DA CUNHA PIVA
SILVIA BATISTA DE SOUZA
VANESSA DYBAX CORTES
VERONICA STEINBOCK DALCOL
APROXIMAÇÃO – ENTRE DIFERENTES ÁREA DO CONHECIMENTO: Selecionar um conteúdo que possa ser aplicado de forma interdisciplinar.
PROBLEMATIZAÇÃO: Projeto da Horta Vertical Orgânica.
Conteúdos das Disciplinas
PORTUGUÊS
- Leitura – Elaboração do Projeto – Pesquisas – Reportagens
GEOGRAFIA
- Consciência da problemática ambiental – Reciclagem 03`Rs – Importância das áreas rurais do homem do campo –Percepção Ambiental
CIÊNCIAS
- Compostagem – Sementeiras – Educação Ambiental – importância dos alimentos saudáveis – Conhecimento de hortaliças – Fotossíntese
MATEMÁTICA
- Estudo de áreas – Medidas (Perímetros, Alturas e Larguras)
ARTES
- Elaboração dos materiais para a horta como: Cortes das Pets – Montagem – Cultura Indígena – Estética – Intervenção
HISTÓRIA
- História do Alimento – Questão Ambiental – Estética Arquitetônica
SOCIOLOGIA
- Relação do Homem e a Terra – passagem do Nomadismo para o sedentarismo
- Relação do homem x natureza
Relação entre os conteúdos
- Educação Ambiental, Sensibilização dos alunos, consciência para vida saudável, Equilíbrio Ambiental.
Relato do Conteúdo escolhido
Será realizado o processo de compostagem para a conscientização do reaproveitamento de resíduos orgânicos.
Separação e coleta de garrafas pet visando a reutilização de materiais recicláveis, estes materiais serão utilizados como “valor” para a horta suspensa.
Após a montagem da horta vertical, será realizado o preparo das sementeiras com a terra fértil preparada na compostagem.
E o resultado esperado é mostrar aos envolvidos que com pouco espaço se tem condições viáveis para o plantio de hortaliças e outras, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a todos de que a vida depende do ambiente e o seu futuro enquanto cidadão.