Compreendemos com os estudos do caderno IV que o ensino integrado contribui para a formação humana integral. Pois dentre os princípios educativos, o trabalho, inerente ao homem é o principal, sendo ação humana, capaz de produzir conhecimento, cultura e tecnologia. É ele que garante nossa subsistência. Na sociedade atual o trabalho traz a satisfação material e aliena o homem da cultura, fato que condiciona a educação. Ao invés disso, deveria ser elemento emancipador da ação humana. Na educação, a totalidade é conhecida a partis das partes. Como princípio gerador, temos a sociedade atual, a qual deve ser questionada e reinventada, seguindo os passos da pedagogia histórico-crítica. A questão é que emana tempo, elemento escasso na prática, mas produz mais efeito e formação integral do aluno. Com base no filme “Ponto de mutação” – pensou-se formas de promover uma visão mais integrada sobre os temas no contexto escolar, mas começamos com uma indagação: “MEDIANTE A ESTRUTURA ESCOLAR DE QUE DISPOMOS, COMO A CARGA HORÁRIA SEMANAL DAS DISCIPLINAS + HORA ATIVIDADE, PROFESSORES QUE ATUAM EM MAIS DE UM ESTABELECIMENTO DE ENSINO; O QUE NÃO TORNA POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS DAS ATIVIDADES ENTRE AS PRÓPRIAS DISCIPLINAS, COMO ENTÃO PENSAR NUM PROJETO INTERDISCIPLINAR QUE CONTEMPLE O MESMO TEMA EM TODAS AS ÁREAS??? Assim foi realizada de forma a tentar articular entre os componentes curriculares uma proposta com a temática : Educação Alimentar e Nutricional, como temas geradores: - meio ambiente; -crise energética; -educação alimentar e nutricional. Propomos então: em Biologia : componentes nutricionais dos alimentos e suas funções no organismo, a importância da água; em Inglês: leitura de textos e realização de atividades sobre compreensão e ampliação do vocabulário; em Língua Portuguesa: Gêneros textuais envolvendo o tema (charge, artigo de opinião, dissertativo- argumentativo, carta do leitor, reportagem, notícia...); em Matemática: cálculo do IMC (índice de massa corporal); em Quimíca: compostos orgânicos e inorgânicos dos nutrientes (composição química das células); em Geografia: produção, processamento e distribuição de alimentos, a importância da água, condições climáticas na produção de alimentos, alimentos típicos regionalistas e suas características...; em Ed. Física: vida saudável e alimentação...; em História: a cultura alimentar dos povos, a modificação dos hábitos alimentares...; em Sociologia: direitos humanos e alimentação adequada. Segurança alimentar e nutricional...; em Arte: a natureza morta retratada por artistas, tipos humanos retratados, questões estéticas quanto ao corpo nas obras de arte; em Filosofia: questões de padrões estéticos. Assim pretendemos um processo de ensino e aprendizagem contextualizado, a partir da prévia do aluno incentivado a pesquisas, na busca constante pelo conhecimento científico, promovendo ainda a sua emancipação.
Professores Cursistas: Adaltro H. Bruschi, Agustinho Gonçalves, Aline Menin, Anelise Schneider, Angela M. M.de Camargo, Clediane Ap. F. Dos Santos, Daiane Dalle Laste, Irma R. Weippert, Juliane Dalle Laste, Leandro Salvador, Marcio C. Dos Santos, Nara S. Zanette, Neuza k. Manfrin, Patricia Gonçalves, Renan W. Schwingel, Rosane N. Turin, Rosangela R. Vanin, Roseli de F. De Oliveira, Rosemary Bisolo, Valdir Marques, Volmar Duarte, Vanda krause, Sonia M. Schwingel.