Caderno IV - Áreas do conhecimento e integração curricular- Colégio Prof. Elias Abrahão - Ctba
Caderno IV – Áreas do conhecimento e integração curricular.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – Colégio Est. Prof. Elias Abrahão
1) Iniciamos a discussão abordando o filme sugerido “Ponto de Mutação”, colhendo as impressões de cada um sobre a obra e em seguida, focamos nas sugestões da questão alimentar, sobre como isso é tão importante, principalmente em áreas como a Física, Química e Biologia, pela ótica da energia, e ainda, como a alimentação é uma forma de conexão do indivíduo com o todo, carregada de elementos de regionalização e cultura.
Discutimos também a conexão entre a alimentação e o filme “Quem Somos Nós?”, sobre como decidir seu alimento acaba por definir o próprio ser e como a consciência alimentar tem conexão a sustentabilidade, comportamento e até a metafísica.
O fato de vivermos em uma sociedade miscigenada, aliado à constante necessidade de realizarmos escolhas, afeta, quer por bem ou mal, o outro. Partindo de uma escolha pessoa, individual, quais podem ser as consequências disso para um todo, ou pelo menos, para outro indivíduo. Neste momento, um paralelo pôde ser traçado entre a questão alimentar e nossa própria prática docente: pois assim como a escolha do alimento revela muito de nossa personalidade, nossas escolhas didáticas revelam também elementos que podem tanto facilitar quanto atrapalhar o processo de ensinagem. Daí, a necessidade primeira de repensar a própria prática para posteriormente interferir com cada aluno.
Sabemos que precisamos chegar em um lugar comum, mas qual é ele? Repensar este ponto focal é essencial para traçarmos nosso objetivo, sempre tendo o conhecimento como ferramenta para explicar a experiência humana, sem perder de vista a questão da transposição didática do conhecimento científico aliado à sua aplicabilidade, em contraponto a uma visão simplista de reduzir o currículo para adequar-se a um pensamento empresarial, mais superficial e prático.
Pesados estes pontos, conclui-se que o ponto de mutação pessoal não é outro que não a necessidade. É a necessidade que nos leva à mudança. E é função da escola oferecer meios sólidos para esta mudança, bem como, também é função da Educação provocar a necessidade que lava ao desequilíbrio que força o novo.
2) A discussão central desta atividade está em como o trabalho, a essência, a vontade, a intenção devem sobrepujar o material e a tecnologia.
Existe, é claro, a importância do domínio da técnica, mas isso deve ser inferior ao propósito, à relação com o trabalho. São os indivíduos que devem alcançar o propósito e compreender os princípios, sem transferir/condicionar isso à existência ou não, dos materiais.
Busca-se a subjetividade no processo. Técnicas e materiais são instrumentos para despertar e demonstrar a essência dos indivíduos. Trabalho e tecnologia transformam ambientes, mas o ponto de partida é o ser, e sua vontade.
É importante ressaltar, também a relevância em se criar conexões positivas e conhecer os outros indivíduos envolvidos no processo, uma vez que o trabalho destes permite que eu faça o meu trabalho e porventura, que eu possa fazê-lo melhor.
3)Elaboração Coletiva da Proposta Curricular Integrada
Momento de elaboração - Resultado da Elaboração
-Momento de elaboração:
Recursos Hídricos
Sustentabilidade
-Resultado da Elaboração:
História da Humanidade
-Momento de elaboração
Ciclos da Matéria:
Transformação de Energia
Componentes Climáticos
-Resultado da Elaboração:
Rotas comerciais;
Ciclo da água;
Necessidade da vegetação;
Desmatamento;
Eutrofização das águas;
Poluição;
Princípio da Conservação de Energia;
Economicamente, como o regime de chuvas influência nas safras;
Unidades de Medida;
Estatística.
-Momento de elaboração:
História: História da Humanidade;
Língua Portuguesa/Inglesa: Leitura, interpretação, produção textual;
Biologia: Ciclos Biogeoquímicos;
Física: Princípio Universal da Conservação de Energia, Energia Potencial, Energia Cinética, Transformação de Energia;
Matemática: Funções, Estatística;
Geografia: Bacias Hidrográficas, Ciclo da Chuva, Geopolítica. Crescimento Demográfico;
Sociologia: Geopolítica, Sustentabilidade Social, Reciclagem e Responsabilidade;
Química: Propriedades da Água, Compostos Poluentes e Concentração;
Educação Física: Autoconhecimento e Atitude Consciente;
Filosofia: Ética e Moral.
-Resultado da Elaboração:
Mudanças na maneira de pensar e utilizar a água;
Preocupação com o armazenamento e conservação.
História/Sociologia/Filosofia/Geografia
Química/Física/Geografia/Biologia
Matemática/Física
Língua Estrangeira/portuguesa/Arte/Ed. Física Revoluções Industriais;
Fluxos da Matéria;
Cálculos, levantamentos e organização de dados;
Artigos, imagens (leitura) e gráficos, movimento e leitura corporal
Saídas de Campo (Visita à represa do Passaúna, por exemplo)
Visita ao Parque da Ciência Newton Freire Maia;
-Momento de elaboração:
Produções: Jornais, teatros, musica, pinturas. Recursos Hídricos – Ciclo da Água
Momento de elaboração Resultado da Elaboração
Recursos Hídricos
Sustentabilidade História da Humanidade
Ciclos da Matéria
Transformação de Energia
Componentes Climáticos
-Resultado da Elaboração:
Rotas comerciais;
Ciclo da água;
Necessidade da vegetação;
Desmatamento;
Eutrofização das águas;
Poluição;
Princípio da Conservação de Energia;
Economicamente, como o regime de chuvas influência nas safras;
Unidades de Medida;
Estatística.
-Momento de elaboração:
História: História da Humanidade;
Língua Portuguesa/Inglesa: Leitura, interpretação, produção textual;
Biologia: Ciclos Biogeoquímicos;
Física: Princípio Universal da Conservação de Energia, Energia Potencial, Energia Cinética, Transformação de Energia;
Matemática: Funções, Estatística;
Geografia: Bacias Hidrográficas, Ciclo da Chuva, Geopolítica. Crescimento Demográfico;
Sociologia: Geopolítica, Sustentabilidade Social, Reciclagem e Responsabilidade;
Química: Propriedades da Água, Compostos Poluentes e Concentração;
Educação Física: Autoconhecimento e Atitude Consciente;
Filosofia: Ética e Moral.
-Resultado da Elaboração:
Mudanças na maneira de pensar e utilizar a água;
Preocupação com o armazenamento e conservação.
-Momento de elaboração:
História/Sociologia/Filosofia/Geografia
Química/Física/Geografia/Biologia
Matemática/Física
Língua Estrangeira/portuguesa/Arte/Ed. Física
-Resultado da Elaboração:
Revoluções Industriais;
Fluxos da Matéria;
Cálculos, levantamentos e organização de dados;
Artigos, imagens (leitura) e gráficos, movimento e leitura corporal
-Resultado da Elaboração:
Saídas de Campo (Visita à represa do Passaúna, por exemplo)
Visita ao Parque da Ciência Newton Freire Maia;
Produções: Jornais, teatros, musica, pinturas.
4. Proposta de intervenção: Análise da qualidade da água.
A partir da proposta do vídeo “Em busca de Joaquim Venâncio” de Evandro Filho, decidiu-se por um projeto em que haja a intervenção direta da escola dentro da comunidade em que se insere. Desta forma, alunos e professores formariam grupos para medir a qualidade da água que chega às torneiras, não somente dentro da própria instituição, mas também dos prédios e casa vizinhas à escola.
A intenção de tal projeto está em envolver a comunidade escolar dentro da comunidade social em que ela se insere, de forma contundente e prática, servindo como forma de intervenção e, ao mesmo tempo, integrando as diversas disciplinas em torno de uma aplicação prática dos conteúdos estudados em classe.
a) Disciplinas envolvidas:
- Química: na coleta e análise direta da água e das substâncias dissolvidas, nas técnicas e materiais utilizados;
- Biologia: na análise dos microrganismos encontrados;
-Matemática: no cálculo da concentração de organismos, nas funções em que essas taxas de concentração podem ser encontradas, na produção de gráficos e tabelas;
-Língua Portuguesa: na produção de cartas de apresentação, de relatórios sobre o resultado, de devolutivas e informativos para a comunidade e em eventuais solicitações de providências às autoridades competentes;
-Geografia: na busca por informações a respeito da hidrografia da região;
-História: reconstrução das formas de ocupação do bairro, sobre como se deram, e como isso afetou a atual configuração;
-Sociologia: na análise das relações entre poder econômico e moradia, bem como as implicações da proporcionalidade entre qualidade do fornecimento por região.
-Educação Física/ Filosofia: no relacionamento interpessoal e respeito ao próximo;
- Física: no conhecimento de pressão e hidrostática.
b) O objetivo deste projeto, não encerra-se no primeiro momento, mas prevê um acompanhamento periódico, estendendo-se para próximas turmas. Além disso, numa segunda etapa, inclui também oficinas para a comunidade sobre como aumentar a qualidade da água recebida, contendo informações sobre métodos de filtragem e armazenamento.
Desta forma, a escola deverá tornar-se parte ativa dentro da comunidade e os alunos agentes dentro da mesma.
c) Na preparação da comunidade discente para o projeto deve-se prever tempo para o amadurecimento e compreensão da proposta, incluindo visitas às estações de tratamento de água, à Secretaria de Abastecimento para conversar com técnicos e colher informações.
Organizar e equipar o Laboratório de Química e Biologia para a análise das amostras a serem coletadas.
Criar um sistema de arquivar dados e armazenar amostras, de forma prática e otimizada.
Disciplinas como Geografia, Sociologia e Filosofia auxiliarem na construção de questionários a serem aplicados na comunidade a respeito das impressões dos usuários sobre o serviço recebido.
Organização ou até mesmo criação de demandas como clube de Ciências, em contra turno para efetuar os serviços de análise das amostras coletadas.
Organizar escalas para as saídas de campo em busca das amostras da água, tanto no turno quanto em contra turno.
Adriano Stachuk Hohmann
Ana Bonato de Castro e Costa
André Luiz Ribeiro
Caciara Aparecida Xavier
Carlos Dirceu Iede
Daniele Glaser Boal
Debora Zuchetto Emerech
Elizandro Deflon
Giovane Mara Wolff Pauluk
Heloisa Cristina Monteiro Nascimento B.
Joana D’arc Cavazzani Ravedutti Durante
Lucas Alberto Fernandes Alves
Marcia Cosmoski Machado
Marcioney Guimarães
Mariano Silva Nogueira Junior
Monica Brotto Bastos
Naiza Augusta Lied Mallmann
Neide Iara Santos Silveira
Paulo Afonso de Souza Castro
Regiane Gaertner Marques Seade
Siham Boehm Ibrahim Arram
Silvia Gabriela Alves de Albuquerque Q.
Silvana Regina Bordim Fachin Carmo
Viviane Charavara Iede
Yusra Mustapha Ataya
Patricia Gozzo Bandeira - Orientadora
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