CADERNO IV- ÁREAS DO CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR Col. Est. Dario Vellozo -NRE TOLEDO

Atividade desenvolvida.

1-    Reflexão e ação

PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

CONSIDERAÇÕES: Os índices alarmantes de obesidade na sociedade moderna surgiram em virtude do ritmo acelerado da sociedade pós-moderna que produz uma grande quantidade de infinidade de alimentos rápidos, de fácil preparo e com longa data de conservação. Como consequência, observamos em todas as faixas etárias o aumento alarmante do índice de obesidade, problemas dentários, gástricos, cardíacos, distúrbios de pressão arterial, diabetes, entre muitos outros associados à má alimentação.

A indústria alimentar que até então incitava ao grande consumo desenfreado e irresponsável, que incentivam as pessoas a comerem mais do que necessitam e associação destes alimentos industrializados a atrativos infantis à vida saudável. Hoje elas se vê diante de cumprir regras e normas de esclarecimentos a população bem como buscar meios e ingredientes cada vez menos agressivo à saúde.

Em virtude desta situação, fez-se necessário uma preocupação maior em promover uma reeducação alimentar, valorizando alimentos caseiros, com redução de uso de agroquímicos, com menor teor de gorduras e açúcares.

Nesse contexto, a escola tem papel fundamental de não apenas levar a informação, mas tratar do tema em todas as suas instâncias, suas implicações individuais e coletivas para desenvolver em seus alunos a consciência da necessidade da alimentação saudável, da utilização adequada dos alimentos para poderem desfrutar da vida com qualidade e saúde.

         O Programa Nacional de Alimentação Escolar objetiva, buscar continuamente qualidade e diversidade na alimentação escolar destinada à clientela da rede estadual de ensino, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis.

         Neste contexto, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) determinou normas mais rigorosas para garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos das redes públicas e evitar doenças como hipertensão e obesidade. Fica mais limitada a quantidade de sódio e a oferta de doces na alimentação escolar.

          A quantidade máxima de sódio em uma refeição é de 400 mg. No caso de duas refeições, não pode ultrapassar 600 mg. Para período integral e oferta de três ou mais refeições, o sódio total é de, no máximo, 1.400 mg. Os doces ou preparações doces, por sua vez, ficam limitados a duas porções por semana.

          Apresentamos a seguir uma proposta de trabalho interdisciplinar, pois entendemos que somente desta maneira podemos abordar todos os aspectos relevantes para promover a mudança do hábito alimentar entre os alunos.

          Utilizar-se-á a metodologia da problematização, centrada na temática de promoção à saúde integral do adolescente, através de oficinas, sustentados pelo diálogo, que favorece uma relação crítica e transformadora. As atividades educativas serão realizadas por meio de estratégias didático-pedagógica, de dinâmicas de grupo, aulas interativo-dialógicas, jogos, projeção de filmes, dramatizações, dinâmicas lúdicas (produção de estórias em quadrinhos) que permitam aos educando à construir um projeto de vida objetivando o exercício pleno da cidadania.

“ALIMENTAÇÃO E HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS”

Nesta atividade as disciplinas envolvidas: Ciências, língua portuguesa, educação física e artes.

Oficina: Alimentação Saudável: em busca da qualidade de vida

Objetivos

-  Valorizar a adoção de hábitos alimentares saudáveis e identificá-los, diferenciando-os dos não saudáveis.

-  Identificar alimentos protetores

-  Identificar alimentos que devem ser evitados

-  Identificar o conteúdo dos alimentos industrializados e os riscos de seu consumo excessivo.

Tempo de duração: 3 horas

Encaminhamento da oficina

- Solicitar aos participantes que tomem seus lugares.

- Realiza-se um breve aquecimento com a mensagem “violinos”

Convidar a todos os presentes que respondam individualmente um teste “Como está a sua alimentação?” elaborado pelo ministério da saúde.

a)   O facilitador solicita que todos se levantem e formem um círculo. Com o auxílio de uma bola de tênis propõe resgatar os conceitos, a importância da alimentação para a manutenção da saúde. Joga-se a bola e a pessoa que a pega deve dizer os aspectos relevantes para uma alimentação adequada e saudável, até que a rodada se completa.

b)   Apresentação dos 10 passos para uma alimentação saudável - álbum seriado.

Propõem-se a seguir uma reflexãoatravés da dinâmica “Roda das Responsabilidades”, solicitar três voluntários que representarão a comunidade escolar do Colégio Dario Vellozo (Direção, professores, equipe de apoio, alunos) e sentá-los no meio do círculo.

Distribuir aos participantes quatro tarjetas. Em cada uma deverão responder as questões abaixo:

1-O que a instituição escolar oferece na merenda escolar?

2-O que você considera importante que a escola deveria fazer  para garantir o alimento ideal para a nossa saúde?

3-O que você acha que a comunidade escolar precisa fazer para promover saúde?

4-Como você contribui com a comunidade escolar?

O facilitador solicitará que os voluntários deixem a sala. Enquanto isto os demais participantes respondam as questões já citadas. Após os voluntários retornarem ocuparão os locais pré - estabelecidos identificados como diretor/pedagogo, professor, aluno. Os demais participantes questionarão os voluntários sobre as questões acima, no papel que representa e quais providencias poderão ser tomadas.

O facilitador deve dirigir-se ao grupo questionando:

1-Como os voluntários sentiram-se neste papel?

2-Qual é o compromisso do educador com a instituição escolar e com a comunidade?

3-Quem são os responsáveis em atender as necessidades e expectativas abordadas?

Finalizar a atividade, refletindo com o grupo sobre o papel dos profissionais da educação junto à comunidade escolar. Esperam-se conflitos, pois haverá expectativas não realizadas por limitações institucionais e profissionais.

Recursos Didáticos: Vídeo educanvisa

Apresentado a toda a comunidade escolar, através da TV pendrive,interligada com todas as salas. Foram produzidos pelos alunos cartazes e Fantoches apresentados a comunidade escolar. Houve um envolvimento intenso dos alunos e pais, pois montaram carrinho com compras saudáveis e não saudáveis.

Quanto a questões do lanhe na Escola, observamos uma preocupação maior das merendeiras, direção e educandos.

Oficina: Estilo de vida e os fatores de Risco Alimentares

Objetivo:

-  Relacionar a alimentação com a prevenção de doenças

-  Identificar o consumo em excesso dos nutrientes

-  Reconhecer o modelo convencional e orgânico na produção de alimentos

-  Incentivar horta na escola

Tempo: 4 horas

- Solicitar aos participantes que procuremanúncios de alimentos em jornais, revistas e observem  a propaganda  vinculada na televisão e no radio. Tragam para a sala de aula, com análise crítica da propaganda, o qual será socializado com todos os colegas.

Abre-se uma roda de debates, com algumas questões para guiar a produção de síntese e a busca de alternativas locais.

A seguir realiza-se a apresentação de slides sobre a temática.

- Organizar a turma em subgrupos e propor que cada um deles crie um anúncio para um alimento saudável que eles escolherem.

Recursos: mídia, mural, cartolina e pincel;  Cesta com alimento saudáveis.

Mural com anúncios de alimento saudável.

Os alunos realizaram uma paródia da música “Bate Coração”, qual foi apresentada à comunidade escolar e em eventos como no lago municipal ao público em geral, para a prevenção da hipertensão.

 

CONSIDERAÇÕES: Cada área que compõe o currículo escolar abordará aspectos diferentes da temática conforme descrito a seguir:

PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR

ARTE: Os alunos poderão produzir paródias que utilizam o aproveitamento máximo ou reaproveitamento e alimentos para uma dieta equilibrada e saudável podem também criar embalagem com publicidade para uma alimentação saudável.

BIOLOGIA: Os Alimentos e Suas Funções. Tipos e distúrbios alimentares (bulimia, anorexia, obesidade, desnutrição). Doenças transmitidas por alimentos.

EDUCAÇÃO FÍSICA: Alimentação Saudável e Atividade Física: Binômio da Qualidade de Vida. Como texto básico: segredo do corpo-educação física do ensino médio); relação dos alimentos e atividade física; cálculo de IMC (massa corporal).

LÍNGUA PORTUGUESA: A influência da propaganda através da crônica (O procedimento de dona Dolores); Rotulagem Nutricional.

FILOSOFIA: Influência positiva e negativa da mídia e sua interferência  na liberdade e na construção dos hábitos alimentares saudáveis e de saúde.

HISTÓRIA: Origem do alimentos; hábitos do passado (cultura brasileira)

GEOGRAFIA: Regionalizar no mapa a origem dos alimentos e a influência cultural dos mesmos.

MATEMÁTICA: Combinações possíveis de uma receita saudável; analise estatística (média, estatísticas) conforme diagnóstico alimentar das turmas.

ESPANHOL: Vocabulário dos alimentos originários da América (toponomia)

QUÍMICA: Praticando uma alimentação saudável, informação nutricional, receitas e ingredientes.