CADERNO IV – ÁREAS DO CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR.

Lemos o trecho retirado do livro Cartas a Théo, de Vincent Van Gogh, nessa obra foram compiladas cartas que o pintor holandês enviou a seu irmão de 1875 até sua morte , em 1890. Estamos diante de um texto publicado na
forma de livro, no qual o autor é um pintor, se
referindo ao seu trabalho e aos instrumentos que
tinha disponíveis na época. Refere-se a diferentes técnicas de pintura, à forma como a natureza
pode ser captada a partir de cada uma delas e,
ao mesmo tempo, já trazendo dúvidas sobre o
papel do instrumento tecnológico na autoria da
obra. Com base neste texto e no que discutimos
anteriormente:
Destacamos as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes nesse trecho da obra.
Dimensão da Cultura: evolução das obras de arte.
Dimensão do trabalho: valorização do trabalho desde o carpinteiro até as finas artes, inclusive os que fabricam esses materiais para os profissionais.
Dimensão da ciência: os instrumentos inventados e que foram utilizados pelos antigos e novos artistas e evoluíram fazem parte da dimensão da ciência.
Dimensão da tecnologia: os instrumentos criados para os artistas desenvolverem suas obras – carvão, pena, tinteiro, óleo.
Este trecho do livro pode ser incorporado como material para discussão em sala de aula.
“Cartas a Théo”, de Vincent Van Gogh, sugere um trabalho audacioso, pois remete a ideia de um fazer coerente, ou seja, a ideia de um trabalho capaz de levar o aluno a reflexão do aprendizado, levando-o a entender o processo como um todo, e não como produto final.
Dessa maneira é possível pensar em um trabalho em torno desse texto, cujo objetivo seja levar o aluno a perceber as mudanças históricas e sociais presentes no discurso – bem como as mudanças advindas da tecnologia no processo ensino-aprendizagem.
A partir da leitura é coeso trabalhar com a noção de “aula invertida” – lançando o tema/assunto da aula, para que o aluno perceba o processo que envolve a construção do conhecimento, instigando o aluno a “desvendar” os mecanismo que envolveram a teoria e prática, para que ele seja de fato o sujeito autor do conhecimento adquirido e assim seja também capaz de aprender e apreender, não se pautando na ideia de “decorebas” em que os resultados não passam de mecanismos descartáveis.
Contudo, é indubitávelmente ideal um trabalho capaz de envolver as diferentes disciplinas. Conciliar as diferentes áreas é o maior desafio, mas também o maior objetivo de todo e qualquer projeto político pedagógico escolar. Logo, como proposta da atividade 2, cujo objetivo é envolver aulas invertidas, é possível levar o aluno ao “resultado” do trabalho – como por exemplo, em língua portuguesa: ao trabalhar gêneros jornalísticos, focar em atividades que envolvam jornal, assim ele terá acesso e contato com um maior número de textos, em diferentes gêneros possíveis, processando a possibilidade de produção de um jornal, pois através dele é possível envolver inclusive a área exata, com dados estatísticos, por exemplo.
Outra ideia bastante pertinente é o tema: SEMANA CULTURA – história do bairro, envolvendo estudo sobre nome dado à rua, já que por meio dele é possível envolver diferentes disciplinas com o objetivo de levantar dados histórico/social/geográfico/biológico e matemático.
História: a partir do nome da rua, do bairro, reconhecer o expoente, sua contribuição histórica, social e política.
Geografia: reconhecer as características do solo, qualidade da água, poluição, situação sócio econômica.
Biologia: reconhecer a densidade biológica, averiguar caracteres morfológicos e a freqüência com que ocorrem e alterações ambientais.
Matemática: levantar dados estatísticos a fim de reconhecer as condições socioeconômicas, construção de maquetes – trabalhando a noção de áreas.
Português: elaboração da parte escrita, sistematização do conhecimento e apresentação oral, níveis de formalidade – e até mesmo elaboração do jornal partir de dados relevantes para a comunidade.

Colégio Estadual São Paulo Apóstolo
Orientador de estudo: Katyuscia Cochek Cotta
Cursistas
Daniela Marques Scarpita
Denise Maria Menon Garcia
Jucimara Bednarz Biehl
Laiane Ady Westphalen
Leonardo Costa de Borba
Luiz Carlos Pupia Filho
Sônia Dutra da Silva Ribeiro
Anderson Marcelo da Silva
Andrea Lenise Fontana
Angela Maria Crupzacki
Cleidimara Pereira dos Santos
Iara Dina Firmann de Araujo
Leonisia Isaura Brandalize Piazzetta
Maria Regina Pereira Gandin
Rosely Mehl Amâncio Garbuio
Simone do Rocio Santos
Simone Herrera Natal