CADERNO IV – ÁREAS DE CONHECIMENTO

COLÉGIO ESTADUAL ULYSSES GUIMARÃES – FOZ DO IGUAÇU - CADERNO IV – ÁREAS DE CONHECIMENTO

PROFESSORES:
Adriana de Souza Bertate
Ana Bragagnolo
Alcides Matias da Silva
Gilzemara Ortiz Alves Segantini
Rita Aparecida Andrade
Edilene Lovatto
Silmara Viana da Rosa
Suelen Gussolini Rodrigues

Reflexão e ação I

No filme “Ponto de mutação” a cientista coloca que se investe na medicina como por um coração artificial, mais o ideal seria investir em uma educação alimentar para que o indivíduo não tenha problemas cardíacos.A educação alimentar traz vários benefícios para o ser humano através de uma sociedade sustentável.
A educação alimentar e nutricional envolve modificação e melhoria do hábito alimentar a médio e longo prazos e está relacionada a representações sobre o alimento, conhecimentos, atitudes e valores. A educação alimentar e nutricional tem um papel importante em relação à promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
De acordo com Carneiro (2003), o ato de se alimentar - primeira necessidade do homem também é considerado um prazer, o que revela a dupla natureza da alimentação. Como a respiração e o sono, o alimento faz parte das necessidades humanas mais básicas e é também a expressão dos nossos desejos. Além de ser uma necessidade biológica, a alimentação inclui um complexo sistema simbólico de significados sociais, políticos, religiosos, éticos, entre outros.
Para Alvarenga (2004), nas diferentes sociedades o alimento é cheio de simbologias e carregado de significados diversos para as culturas, famílias e indivíduos. O ato de comer envolve muito mais do que selecionar o mais saudável, o mais acessível, o mais barato; envolve também o prazer, a lembrança, a relação com algo ou alguém.
• ALVARENGA, M. A mudança na alimentação e no corpo ao longo do tempo. In: PHILIPPI, S.T.; ALVARENGA, M. Transtornos alimentares. São Paulo: Manole, 2004. p.1-20.
• CARNEIRO, H. Comida e sociedade: uma história da alimentação. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 185p.
Existem formas de intervenção na educação alimentar e nutricional com adolescentes e jovens dentro das escolas, sendo várias as possibilidades e as estratégias para a abordagem da questão. Recursos como jogos, vídeos, cartilhas, atividades práticas na cozinha e aulas teóricas podem ser utilizados para o tratamento da questão nutricional promovendo uma interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento.
•  Língua Portuguesa: Gêneros textuais (argumentativos, publicitários), através da leitura de artigos, interpretação e produção textual);
• História: Origem dos alimentos, de acordo com as mudanças que foram ocorrendo ao longo da História; analisar a produção industrial dos alimentos.
• Geografia: Mapeamento de índices de desnutrição, como as ações climáticas influenciam na forma de produção e alimentação de determinados povos.
• Sociologia: a influencia de diversas culturas na forma de se alimentar. A influencia da mídia, ditando padrões de beleza e formas de se alimentar que interferem no hábitos alimentares.
• Filosofia: estética, formas de padrões de beleza ditados pela sociedade no decorrer da história.
• Matemática: fazer uma análise através de estatísticas, razão, proporção e precificação dos alimentos.
• Educação física: fazer a avaliação antropométrica(IMC)  e dobras cutâneas dos educandos. Influência da  alimentação na qualidade de vida (obesidade e sedentarismo).
• Biologia: pirâmides nutricional. As doenças que são originadas da má alimentação.
• Química: a composição dos alimentos e preparação deste.
• Artes: construção da pirâmide alimentar. Cartazes para divulgação e conscientização com relação a educação alimentar.
• Inglês: analisar a influencia no vocabulário e nos costumes alimentares da população.
• Física: analisar o processo de conservação dos alimentos através da temperatura.

Reflexão em ação II

Neste trecho da obra observa-se que a cultura é o conhecimento construído e acumulado do decorrer da historia sendo o conjunto de resultados da ações humanas. Já o trabalho é visto como a intervenção sobre o meio visando garantir sua sobrevivência. No aspecto cientifico vemos que são mecanismos pelo qual se superam barreiras através de um processo cumulativos de transformações e com relação a tecnologia passa a ser a organização dos conhecimentos com fins sociais ( ciência aplicada).
Ao analisar o texto vemos que o ideal seria valorizar a formação humana sem fragmentar o conhecimento. Neste sentido seria adequar o ser humano dentro do processo evolutivo analisando que tudo que nos temos hoje é fruto do trabalho realizado no decorrer da história. No decorrer da vida vemos que o individuo construiu coisas para facilitar o seu cotidiano, mas observa-se que seria necessário valorizar o ser humano e não as coisas que são construídas por ele, ou seja, não importa o instrumento que eu uso para produzir algo e sim a forma como eu utilizo estes instrumentos para formar o individuo, de acordo com a minha essência.
No ambiente escolar verifica-se que o professor passa a ser a parte mais importante no contexto escolar não importando os meios na qual ele utiliza para preparar a sua aula e sim a forma como ele usa o equilíbrio para proporcionar o aprendizado, pois não adianta tantas tecnologias se este não sabe usá-las de maneira adequada ou exagera em seu uso.

Reflexão e ação III

Organizem-se em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta curricular. A finalidade deste exercício é que professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção.
Elaboração coletiva da proposta curricular integrada.

Tema Geral: Educação alimentar.
                            Momento da elaboração                                                               Resultado da elaboração

1. Problematizar o processo de produção, fato ou fenômeno em múltiplas perspectivas: tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social, cultural, etc.

Quais as consequências dos maus hábitos alimentares na sociedade contemporânea?
1. Conjunto de questões que servem à seleção de conteúdos; ou seja, à seleção de conhecimentos necessários para resolver a problematização:
a) Reeducação alimentar
b) Sedentarismo
c) Qualidade de vida
d) Alimentos industrializados
e) Propriedades dos alimentos
f) Alimentos orgânicos
g) A alimentação dos diferentes povos
h) Desperdício
i) Influencia da mídia

 

2. Explicitar teorias e conceitos fundamentais para a compreensão do(s) objeto(s) estudado(s) nas múltiplas perspectivas em que foi problematizado.

A educação alimentar requer o conhecimento das diversas áreas, pois serão necessário conceitos e procedimentos técnicos e científicos na área de biologia, química e física para analisar as propriedades dos alimentos, formas de armazenamento. Mas toda educação alimentar requer a preocupação comportamental do individuo onde será analisado nas áreas de conhecimento da história, geografia, sociologia, filosofia e artes. Dados estatísticos serão analisando sendo estes possibilitados pela matemática. Cálculo de (IMC) dos alunos na disciplina de educação física, estatísticas, proporção e precificação dos alimentos, elaborando no final, gráficos e tabelas para explanarem os resultados obtidos e fazerem suas conclusões.
2. Seleção integrada dos conteúdos de ensino. Teorias e conceitos aqui explicitados constituem os conhecimentos necessários para resolver a problematização e, assim,  estruturar os conteúdos de ensino selecionados.
Após a pesquisa sobre o tema e desenvolvimento em sala de aula, espera a mudança de comportamento e atitudes dos alunos em relação à educação alimentar.
a) Solicitar aos alunos para trazer panfletos e informações ambientais sobre alimentos.
b)  Seleção de alguns desses materiais para discussão com a turma, o que é visto e apresentado na mídia e em estudos científicos.
c)  Utilização de recursos de multimídia e textos informativos para estudo, construção e definição de conceitos sobre educação alimentar. O que é? Itens que a constituem? Necessidades diárias.
d)  Informações nutricionais dos alimentos e suas funções, construção coletiva “pirâmide” alimentar com gravuras de nutrientes.
e)  Visita ao Posto de Saúde do bairro para cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) de cada aluno, com orientações de enfermeiro baseadas na Carteirinha do Adolescente.
f)  Assistir ao documentário Ilha das Flores, que coloca em pauta o lixo e a questão da pobreza, da fome e da exclusão social. Após, realizar uma discussão sobre aspectos ambientais e sociais apresentados no vídeo. Observação de diferentes contextos (imagens), entender o que é desnutrição, exclusão social, como podemos reaproveitar diferentes tipos de materiais.

3. Localizar as teorias e os conceitos explicitados nos respectivos campos da ciência (áreas do conhecimento, disciplinas científicas).
• Língua Portuguesa: Gêneros textuais (argumentativos, publicitários), através da leitura de artigos, interpretação e produção textual);
• História: Origem dos alimentos, de acordo com as mudanças que foram ocorrendo ao longo da História; analisar a produção industrial dos alimentos.
• Geografia: Mapeamento de índices de desnutrição, como as ações climáticas influenciam na forma de produção e alimentação de determinados povos.
• Sociologia: a influencia de diversas culturas na forma de se alimentar. A influencia da mídia, ditando padrões de beleza e formas de se alimentar que interferem no hábitos alimentares. Exclusão social e desnutrição.
• Filosofia: estética, formas de padrões de beleza ditados pela sociedade no decorrer da história.
• Matemática: fazer uma análise através de estatísticas, razão, proporção e precificação dos alimentos.
• Educação física: fazer a avaliação antropométrica (IMC)  e dobras cutâneas dos educandos. Influência da  alimentação na qualidade de vida (obesidade e sedentarismo).
• Biologia: pirâmides nutricional. As doenças que são originadas da má alimentação.
• Química: a composição dos alimentos e preparação deste.
• Artes: construção da pirâmide alimentar. Cartazes para divulgação e conscientização com relação a educação alimentar.
• Inglês: analisar a influencia no vocabulário e nos costumes alimentares da população.
• Física: analisar o processo de conservação dos alimentos através da temperatura.

3. Identifica-se, assim, a raiz epistemológica desses conhecimentos, de modo que os componentes curriculares adquiram sentido e propósito no currículo em vez de reproduzirem as orientações de livros ou manuais didáticos. 

Para trabalhar a educação alimentar no ambiente escolar será necessário mostrar aos alunos que as mudanças de comportamento com relação ao alimento ajudará na qualidade de vida.

 

4. Identificar relações dessas teorias e conceitos com outros do mesmo campo (disciplinaridade).

Com o desenvolvimento desta proposta espera-se promover modificações nos regimes alimentares dos alunos do Ensino Médio, consolidando hábitos saudáveis em relação a alimentação, a higiene no tratamento e a conservação de diferentes tipos de alimentos.

4. Ampliação e complementação dos conteúdos de ensino selecionados a partir da problematização, considerando que a aprendizagem real de um conceito — isto é, de forma não pragmática ou somente instrumental — implica apreendê-lo na relação com outros conceitos que dão unidade epistemológica a um campo científico.
Será necessário também promover uma valorização do alimento, sabendo aproveitar de forma adequada as sobras dos alimentos.

 

5. Identificar relações com outros conceitos de campos distintos (interdisciplinaridade).
Através das diversas áreas do conhecimento será necessário observar as condições de vida de muitos povos, marcados pela fome. Nesta perspectiva é possível analisar a preservação da vida no planeta com o compromisso de cada cidadão para contribuir na luta pelo direito á alimentação, com uma postura do não desperdício de alimentos e saber identificar quais são os alimentos que prejudicam a nossa saúde.

5. Indicação de abordagens interdisciplinares necessárias à explicação do problema na sua totalidade.
Analisar os resultados e produção dos alunos e professores envolvidos, oportunizando a autoavaliação onde os alunos poderão responder aos seguintes questionamentos: Qual a importância deste conhecimento para a minha vida? O meu comportamento mudou com relação as diferentes formas de se alimentar? O que ainda falta mudar? Isso possibilitará o envolvimento das diferentes áreas de conhecimento.

Reflexão e ação  IV

1 – Assista ao vídeo Em busca de Joaquim Venâncio de Evandro Filho e outros (2009).

1.1 – Analise criticamente este material à luz da sua proposta e dos princípios e práticas pedagógicas aqui integradas, posicionando-se sobre possibilidades de realizar atividades como esta em sua escola.
A partir do vídeo “Em busca de Joaquim Venâncio”, percebe-se que além de resgatar a historicidade da vida de um personagem importante, evidencia a força de vontade de alguém em querer aprender, embora não soubesse ler, aprendeu na prática os conhecimentos que os tornaria uma referência. O filme nos faz refletir como uma pessoa sem instrução poderia alcançar objetivos tão claros e resultados que jamais se pensava em conquistar. O mesmo permite também que os alunos sejam transportados para outro universo, para um tempo em que os recursos tecnológicos não eram tão presentes como agora, o que não impediu o personagem de fazer o seu “papel” de forma diferenciada, amorosa e competente na realização de suas atribuições, sendo reconhecido a ponto de receber o nome de uma instituição de ensino no país. Outro ponto que merece ser destacado são as possibilidades e aberturas que os educandos tiveram para a realização do trabalho fazendo uso de diversas tecnologias e desenvolvendo inúmeras competências e habilidades, tanto na parte escrita como no aprimoramento de técnicas.

1. – Retorne aos resultados da atividade 2 do momento anterior e dê prosseguimento a ela, chegando a um ensaio de proposta curricular (certamente parcial e limitado, considerando ser somente um exercício) contendo:

a) proposta de componentes curriculares (disciplinas e projetos interdisciplinares);
Pesquisa sobre a vida de Ulysses Guimarães, envolvendo todas as áreas de conhecimento.

b) possível sequência curricular;
Através das áreas humanas, linguagem e tecnologia, será possível pesquisar a vida de Ulysses Guimarães como: origem, vida acadêmica, participação na política, fotos de arquivos, vídeos relacionados a sua vida, família, publicações e morte.

c) distribuição de atividades, tempos e espaços curriculares.
• Língua Portuguesa: Gêneros textuais (argumentativos, publicitários), através da leitura de artigos, interpretação e produção textual); (Biografia)
• História: Origem e história da família. (descendência)
• Geografia: Infância e juventude e vida profissional.
• Sociologia e filosofia: ativismo político, com luta pela abertura política.
• Matemática: Contexto econômico no período da redemocratização (Diretas já).
• Artes: produção de vídeos com entrevistas com professores e alunos.
• Lingua estrangeira: Reconhecimento internacional (notícias).

 

2. – Para finalizar, leia a noticia abaixo publicada num jornal de São Paulo em fevereiro de 2012.
Ligações clandestinas causam risco de incêndios
Analise criticamente a notícia deste material e, imaginando que lecione em uma escola próxima a essa comunidade, como poderia problematizar a situação relatada? Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?
Através das diversas áreas do conhecimento será necessário observar as condições de vida destes moradores, pois a falta de infraestrutura, condições precárias de saúde e problemas sociais afetam diretamente a vida dos moradores de várias favelas no Brasil.
Segundo o texto muitas favelas não tem redes de energia e recorrem a “gatos” para desviar a energia para as suas residências, levando a sérios riscos como: choques, incêndios e curtos circuitos.
Seria necessário conscientizar os alunos mostrando os riscos e consequências destas atitudes inadequadas. Em português, geografia, história, sociologia, filosofia e artes poderia ser analisados as formas de ocupação destes territórios, pois as favelas costumam aparecer em regiões desocupadas: sob pontes, viadutos, a beira de córregos, encostamentos de morros. Em matemática, física, química e educação física, analisar dados estatísticos das favelas em todo o país, observar os riscos como: deslizamento de terra, construções irregulares, falta de iluminação solar e elétrica. Na área de biologia verificar as doenças ocasionadas pela falta de saneamento básico. No aspecto econômico e político, mostrar que a urbanização das favelas é necessária para melhora a qualidades desta pessoas que ali vivem.
Constitucionalmente é dever do Estado garantir oferecer infra estrutura para haja possibilidades para  todo e qualquer cidadão ter mínimo de dignidade, quer seja no tocante a moradia, como alimentação, transporte, saúde, educação entre outras.  Não é o que se verificou nas áreas onde ocorreram os incêndios.
O fato das áreas terem sido ocupadas irregularmente aponta para outra questão, a de que nosso país tenha um gigantesco déficit habitacional e as medidas governamentais para minimizá-lo sejam insuficientes. Nessa perspectiva, o problema vai se ampliando e não pode ser tratado de forma particular. No final desse emaranhado de situações, as ligações clandestinas seriam apenas a ponta do ice Berg sendo necessária uma análise histórica, sociológica e econômica mais ampla, desenvolvendo assim a criticidade nos alunos.