Caderno III -Temática III - Profª Sara Maciel de Souza - 29-09-2014 - Colégio Estadual Lindoeste

UMA AÇÃO CURRICULAR A PARTIR DAS DIMENSÕES DO TRABALHO, DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E CULTURA NA PRÁTICA ESCOLAR

TEMÁTICA III

A prática do professor vem de encontro aos anseios dos educandos, através da observação do meio , da leitura de mundo e do conhecimento prévio o qual oportuniza o professor selecionar os conteúdos que venham de acordo com o interesse e a realidade em que os jovens estão inseridos. Conteúdos significativos para sua formação plena, o PTD exerce seu papel articulador oportunizando reflexões, debates, diálogos permanentes, palestras, entre outros que permite reconstruir a relação do fazer pedagógico a partir de uma concepção mais ampla.
   Dessa forma o educando e o professor  relacionam os estudos com o trabalho viabilizando a interação com a ciência e as novas tecnologias, articulando vida cidadã com o mundo do trabalho, mantendo sempre formas de diálogo entre conteúdos ensinados por diferentes docentes e disciplinas.

     Compreendemos que  trabalho,ciência, cultura e tecnologia se instituem como um eixo a partir do qual se podem atribuir sentido a cada componente curricular e a partir do qual se podem conferir significado a cada conceito, a cada teoria, a cada ideia.
     As proposições das Diretrizes deixam evidente que, no ensino médio, adquire centralidade promover a compreensão do mundo do trabalho, da cultura e das inter-relações entre esses campos e o do desenvolvimento científico e tecnológico, de modo a tomá-los culturalmente, tanto no sentido ético pela apreensão crítica dos valores postos na sociedade quanto estético, com vistas a potencializar capacidades interpretativas, criativas e produtivas da cultura nas suas diversas formas de expressão e manifestação.
     Diante da diversidade de arranjos curriculares possíveis, há uma necessidade que se realize uma profunda discussão na escola a partir dos fundamentos propostos para o ensino médio e que se discuta de qual modo tais pressupostos dialogam ou poderiam dialogar com o projeto pedagógico e com as práticas curriculares da escola.  
     O objetivo central da organização curricular do ensino médio, significa compreender o trabalho como principio educativo, posto ser por meio do trabalho que se podem compreender o processo histórico de produção científica e tecnológica, bem como o desenvolvimento e a apropriação social desses conhecimentos para a transformação das condições naturais da vida e ampliação das capacidades, das potencialidades e dos sentidos humanos.