Caderno III -Temática I - Profª Sara Maciel de Souza - 29-09-2014 - Colégio Estadual Lindoeste

SUJEITOS DO ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL Reflexão e ação 1 Após as leituras propostas e discussão o grupo levantou algumas questões que nos levam a pensar como manter os jovens na escola, percebemos que a cada dia a necessidade de estudo e trabalho ao mesmo tempo além do compromisso com ajuda para o sutento da família é um dos maiores desafios. Percebemos que temos hoje pelo menos quatro formas de conclusão do Ensino Médio. O governo parece sinalizar para o ensino integral. É possível considerar que esse método seja uma das formas de garantia de formação no sentido cultural, científico. Cabe ressaltar que isso também possa ser um meio de formação técnica, possibilitando a incerssão no mercado de trabalho. Essa é uma medida humanitária que pode garantir direitos educacionais e sociais a uma grande parte de estudantes brasileiros, principalmente nas regiões mais humildes do país. Refleção e ação 2  Alunos com idade entre 14 e 30 anos  Filhos de agricultores, comerciantes, trabalhadores temporários, operários  Classe média e baixa  Alunos trabalhadores principalmente do noturno  Alunos pais e mães Os alunos do ensino médio tem idade entre 4 e 30 anos. Dos 228 alunos matriculados, 154 estudam no período matutino e 74 no noturno. A maioria dos alunos são de classe média - baixa. Aproximadamente 40 % da população reside na área rural, com subsistência na agricultura familiar. A atividade agropecuária representa mais de 53% da economia do município. Os alunos que residem no campo vem de várias localidades com distancia variadas entre dois e dezoito quilômetros, sendo usuários do transporte escolar. Os que residem na área urbana são filhos de comerciantes, funcionário público, funcionários de fabricas metalúrgicas e industriais de alimentos, para esta duas ultima possibilidades de trabalho, se deslocam para o município vizinho. Muitos do s alunos Também trabalham, principalmente os do noturno. Quanto ás atividades sócio culturais, as preferidas pela maioria são: festas e bailes, exposições. Os jovens se deslocam para municípios visinhos quando ocorrem eventos culturais, devido a falta de opção no município. Nota-se que muitos de nossos alunos são oriundos de famílias com pais separados, alguns vivem com avós, tios e muitos são filhos de pais e mães solteiros. Muitos já são pais e mães, alguns ainda menores de idade. Nas atividades escolares, se dedicam mias as que envolvem esporte e tecnologia (informática). Os alunos do período noturno, geralmente estão cansados, desanimados, muitas vezes como fome, com sono, chegam atrasados, perdem aulas, não conseguem acompanhar os conteúdos, demonstram menos interesse pelas atividades escolares, precisam maior atenção e dedicação dos professores, principalmente nas avaliações e trabalhos. Faltas, baixo rendimento e conseqüentemente abandono e/ou reprovação são conseqüências de motivos relacionados ao trabalho, á mudança de moradia, á responsabilidade com filhos. Reflexão e ação 3 Estudos sobre a formação integral do estudante do Ensino Médio devem contemplar, num primeiro momento, a realidade desse alunado. Problemas como a evasão escolar, a defasagem idade/serie e os indicadores da baixa qualidade do conhecimento adquirido são pontos relevantes neste processo. Neste sentido, a prática pedagógica deve pautar na direção a resolver esses conflitos: uma educação que contemple o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura devem, antes de mais nada, ter a garantia de subsídios para o seu desenvolvimento. As políticas públicas devem primar pelas garantias do cidadão em sua formação integral. A legislação deve permear pela real situação da educação, sem mascarar ou subtrair os erros históricos e atuais no processo educacional brasileiro. Em relação a área pedagógica esta deve estar bem preparada, atuante e disponível, oferecer resistência as mudanças nada mais é do que um entrave para as potencialidades a serem adquiridas. Outro aspecto a ser ressaltado denota ao futuro desses estudantes: garantir a continuidade dos estudos, boa formação e condições de construção de um futuro mais qualificado são importantes para criar nos discentes o desejo e mentalidade da educação enquanto aspecto norteador ao futuro do cidadão. 4- REFLEXÃO E AÇÃO Esta não é uma questão só Educacional e sim social e cultural, sabendo-se que a maior parte da evasão escolar e o ingresso no mercado do trabalho. Diante dessa desigualdade de nossa clientela cabe a nós incentivar, cativar, motivar, trabalhar e mostrar que eles também têm capacidade de se integrar a sociedade como ser capaz e igualitária a todos. A escola publica tem como objetivo trabalhar o ser humano para a vida em sociedade, família, não só para o mercado de trabalho, só assim será capaz de viver e agir como ser social.