Caderno III -Temática 4 - Profª Sara Maciel de Souza - 29-09-2014 - Colégio Estadual Lindoeste

A INTEGRAÇÃO CURRICULAR A PARTIR DAS DIMENSÕES DO TRABALHO, DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA

As ações promovidas no espaço escolar visam o desenvolvimento do estudante em todas as áreas do conhecimento, e buscam, a partir da ideia das finalidades, a compreensão do ensino como norteador do conhecimento humano, nas áreas tecnológicas, culturais, de trabalho. Essas ações se direcionam na conquista da autonomia intelectual e moral do estudante, e  estão devidamente sendo garantidas por meio de projetos iniciais, metodologias, estimulando o desenvolvimento psicomotor, as habilidades física, motora e as diferentes destrezas. Propicia também o domínio do conhecimento cientifico básico nas diferentes áreas, favorecendo a socialização. Entretanto, a garantia desse desenvolvimento intelectual para a autonomia social e moral dos alunos, capacidade para os diversos tipos de linguagens, o incentivo ao gosto pela aprendizagem e o exercício do  pensamento crítico vem de encontro com o sistema educacional defasado no qual estamos inseridos, e que, sendo mal interpretado pelos discentes, acaba por se mostrar ineficiente e pouco atrativo, levando grande parte da comunidade escolar a desvalorizar a função educativa em sua vida, e consequentemente, em sua construção como agente da sociedade.

Diante dos debates do currículo da escola e o vivido pelos alunos notamos que nos últimos anos os jovens apresentam novas necessidades pessoais cada vez mais diversificadas e através de uma roda de diálogo entre os jovens alunos e os professores, buscaremos sugestões que venham ao encontro da organização curricular do ensino médio, na qual será pautada pela compreensão das relações indissociáveis entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura.