Finalidades da Escola Básica
No Colégio Estadual Inez Vicente Borocz, propiciamos o desenvolvimento no aspecto físico, intelectual, social, emocional e cultural através da possibilidade do aluno se expressar, contribuir e participar das aulas. Dizendo o que pensam e o que sentem, mesmo que sua exposição possa ser contrária a do docente e/ou dos demais discentes, mas cada qual tem seu direito de contribuição e que apesar dessa divergência, suas ideias podem acabar se complementando mesmo sendo contrárias, induzindo-os a não ter um pensamento único ou uma verdade absoluta sobre tudo.
Possibilitamos o desenvolvimento da comunicação por meios de expressões orais, exemplo: quanto a apresentações de trabalhos, atividades, etc.; através também de expressões visuais; exemplo com banners, cartazes, figuras, imagens, jornais e outros meios; expressões sonoras, como por exemplo: elaboração de canções e poesias e as apresentações das mesmas; expressões físicas e motoras, através da prática de esportes, ritmos e danças e também com a possibilidade de unir mais de um tipo de expressão, exemplo: uma peça de teatro que envolve praticamente todas as formas de expressões, tanto no individual quanto no coletivo.
Incentivamos o gosto pelo aprender com a investigação através de pesquisas, onde eles deverão buscar novas respostas. Também por meio de debates, onde há opiniões contrárias, mas levando em conta, seus prós e contras em relação ao seu posicionamento, buscando ao final um consenso de tudo o que foi levantando e o que pode ser aperfeiçoado.
Quando lançamos novos desafios, como por exemplo, uma feira cultural, os alunos expressam seu pensamento crítico, expondo seu ponto de vista em relação ao tema abordado e também recebendo orientações e críticas construtivas em relação ao seu trabalho.
Também propiciamos os conhecimentos científicos básicos de cada disciplina, tanto em sua forma isolada como também através da interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade.
E favorecemos a sociabilização, pois a escola também é um ambiente sociável e feito para se socializar, onde na qual os alunos se descobrem a si mesmo e dentro do contexto em que a escola está inserida.