Caderno III Reflexão e Ação

Analise criticamente a notícia deste material e, imaginando que lecione em uma escola próxima a essa comunidade, como poderia problematizar a situação relatada? Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?

No Brasil temos a cultura do “jeitinho brasileiro”, que mostra a criatividade dos brasileiros em superar dificuldades, mas que muitas vezes acaba esbarrando nas questões éticas e ilegais, para se beneficiar.
No texto lido “Ligações Clandestinas causam  risco de incêndios”,  o “gato”, representa um bom exemplo desta ilegalidade, pois  coloca toda a comunidade em risco de incêndios e até morte. Para as distribuidoras de energias fica o prejuízo e falta de controle da quantidade de energias consumidas por determinada região.
A população que paga corretamente sua conta, acaba arcando com os prejuízos e riscos destes atos criminosos. É preciso abordar este tema em sala de aula para conscientizar os estudantes sobre  os riscos e prejuízos que toda a comunidade corre; é necessário o  resgate dos valores éticos, muitas vezes deixados de lado para ter e receber determinadas vantagens.
Dentro das diferentes áreas do conhecimento é possível trabalhar neste texto; em Língua Portuguesa é necessário uma boa leitura e análise do texto, em Artes poderia ser feito  uma leitura artística da situação, fica para a Filosofia e Sociologia os valores éticos e morais, a Geografia e História poderiam abordar as questões da formação dos morros e questões sociais, já a Matemática, Química e física poderá abordar a eletricidade e estatísticas,  a Biologia, Educação Física e Ciências fica as questões relacionadas à saúde.
Poderá também utilizar como recurso a sugestão dos filmes “A Vila”, “BMW Vermelha”, para análise, mais informação e mais conhecimento, dentro de uma abordagem pedagógica.