CADERNO III-
COLEGIO ESTADUAL PROF PAULO FREIRE EF E EM- PONTAL DO PARANÁ
ORIENTADORA: PROF IVA MARIA
PROFESSORES:ANGELA KNAPKI
CRISTIANO PEREGO
ELIANA PEREIRA
MAURO CUNHO
MARIA JOANA ANDRADE
SINUHE KERN
VILMA MIRANDA
O CURRICULO E A NOVA PRAXIS
A organização do ensino no eixo trabalho, ciência, tecnologia e cultura direciona o currículo para uma nova práxis: a formação humana e integral. Nesse contexto, discute-se os conceitos que embasarão a prática em sala de aula, percebendo o jovem como um sujeito social e traz consigo um conhecimento empírico de tecnologia e cultura. Logo, a pesquisa científica orientada ganha uma importância fundamental na formação do jovem, porque nela este aprenderá a ganhar autonomia na formação do seu currículo. Assim, os professores precisam contemplar essa proposta curricular (trabalho, ciência, tecnologia e cultura) proporcionando a autonomia tão desejada aos jovens estudantes e, com isso também, uma visão mais integral de educação.
No entanto, para trabalhar com pesquisa é necessário estrutura: biblioteca aprazível e com qualidade, laboratórios-informática e uma para cada área dos eixos discutidos. Por fim, é necessário também que o professor tenha tempo integral na escola.
Assim, o estudante é parte concreta de uma realidade social, econômica, política, histórica, cultural,..., sendo assim, ele trás consigo alguns pressupostos, o professor não deve tratar o estudante como tabula rasa, no cenário atual sabemos que todo jovem do ensino médio esta imerso num mundo tecnológico principalmente onde a ciência rompe fronteiras, e o individuo só é reconhecido como tal, através do trabalho, a ideia do homo faber.
Sendo assim, nós professores, tentamos ao máximo contemplar em nossa proposta curricular os aspectos do trabalho, ciência, tecnologia e cultura, pensando assim na formação integral, um sujeito que possua uma ampla visão da realidade que o cerca.
A maioria dos professores relata que partem desses pressupostos a fim de possibilitar uma educação mais integral possível, levando sempre em consideração as multifacetas do humano. Cabendo ao professor utilizar-se da tecnologia que o aluna já domina como pré-requisito, um exemplo é o próprio celular como fonte de pesquisa direcionada, destaque também para os cyber espaço onde a escola pode comunicar-se, transmitir informações para que se transformem em conhecimentos. O currículo é sempre pensado com pressupostos da cultura, ciência e tecnologia como viés para uma formação para cidadania e para o mundo do trabalho, destaca-se ai as diversas disciplinas do ensino médio como ponto positivo para o sujeito, estudante, conhecer melhor as áreas do conhecimento e se aperfeiçoar melhor escolhendo uma área no campo acadêmico. Os docentes relatam em sua maioria a preocupação com provas como ENEM e vestibular. Nos campos de física, química e biologia, no que compete a ciência e tecnologia, destacam-se a falta de laboratórios com tecnologia apropriada para uma investigação cientifica mais eficiente que saia da teoria.
Na área de Línguas, sabe-se que os currículos são extensos e necessitam de um ajuste para que ofereça ao estudante uma maior dinâmica das línguas com as necessidades de trabalho, tecnologia, ciência e cultura. Logo, leitura, oralidade, escrita e literatura que norteiam suas bases, precisam estar integrados com os eixos, para que haja uma maior eficiência na competência adquirida pelos estudantes nessas áreas.
Na área das Exatas, além de enriquecer o educando intelectualmente, é possível demonstrar a ele o mecanismo financeiro o qual está inserido socialmente e consequentemente, orientá-lo para que possa da melhor maneira possível utilizar tais conhecimentos matemáticos para mudar sua realidade, não sendo ludibriado pelo sistema capitalista. Enfim, a disciplina de Matemática faz um diferencial na vida do educando, pois permite que o mesmo utilize seus conhecimentos para discernir e fazer escolhas mais apropriadas para sua própria vida.
Nas disciplinas de Geografia e História se faz necessário proporcionar aos alunos uma análise destacando que ele também faz parte da construção desse espaço, ou seja, também colabora com as transformações e do saber histórico. No entanto, também se faz necessário uma adaptação dos currículos das duas disciplinas para que haja uma integração entre os conteúdos e as propostas dos eixos, deste modo proporcionando uma maior compreensão dos jovens estudantes com o estar no mundo e também transformá-lo.
Do ponto de vista pedagógico, Educação Escolar na sociedade atual deve ser privilegiada por conta das adaptações curriculares propostas pelos eixos, para formação intelectual integral dos estudantes. Diante desses desafios, o apropriar-se dos conhecimentos tecnológicos voltados para o desenvolvimento social, científico e cultural torana-se fundamental nesse contexto. Logo, escola é responsável pela socialização do saber elaborado enquanto instrumento de compreensão da realidade social e cultural para trabalhar no sentido formal assumindo responsabilidades em atuar na transformação do indivíduo em seu meio.