Caderno III - O Currículo - Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng - Foz do Iguaçu - PR

As DCE-EM do PR são estruturadas em disciplinas, mas isso são as torna tradicionalistas, pois todo o trabalho está pautado na interdisciplinaridade e nas relações com os eixos propostos pelas DCNEM, o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura. E como modificar o currículo e o que significa formar o homem integralmente?
O integral  não envolve apenas o técnico, profissional, mas também o emocional e as emoções fazem parte do ser humano. A interação do sujeito com o mundo (limites, moralidade)proporciona  grande necessidade de expressão dos alunos, mas o espaço é pequeno e não há como ouvir todos,  acomodar e apaziguar os diferentes interesses e situações dos sujeitos (indivíduos) dentro da sala. Então, foca-se no conteúdo – fragmentado o ser – para que não percamos o foco.
Esse conceito é válido para todos  os tempos e espaços, pois não há integração de culturas diferentes, cada um pensa de uma maneira. Seria diferente uma vez que todos compartilhassem a mesma cultura, porém isso é impossível em um ambiente heterogêneo como a escola.
A atividade educativa é articulada com a formação humana integral  sempre buscando inovações, pois é muito difícil que seja compreendida por todos, a não ser que compartilhem a mesma cultura.
É de responsabilidade de todos os envolvidos articular as necessidades da sociedade com as atividades educativas e todas as questões relacionadas ao trabalho pedagógico e de gestão da educação giram em torno da política.
Em nossa sociedade excludente, o currículo também exclui, e por uma educação baseada na dominação e no controle  sobre indivíduos, pensar em uma educação emancipatória, objetiva uma formação voltada para a reflexão e para a crítica possibilitando o indivíduo se tornar autônomo, de ser capaz de interpretar as condições histórico-culturais.
Redesenhar o currículo para integrar trabalho, ciência, tecnologia e cultura é um necessidade pois o homem não é meramente receptivo, ele precisa de produção, ação, criar a autonomia intelectual a partir da pesquisa e é possível, desde que o professor conduza a pesquisa de maneira a criar esse hábito.
Texto produzido em conjunto a partir de discussões no Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng.