O CURRICULO DO ENSINO MÉDIO – CADERNO III
REFLEXÃO PRODUZIDA PELO GRUPO DE ESTUDOS
A escola hoje tem um grande desafio, pensar como direcionar o aprendizado e pensar nas áreas de trabalho, ciência, cultura e tecnologias em conteúdo único quer envolva todas as matérias e vivencias do educando, valorizando o conhecimento que ele já tem em que o aprendizado faça sentido no seu dia a dia estimulando-o a buscar ainda mais o conhecimento cientifico ofertado na escola.
Conhecer os alunos para planejar o que cada turma necessita e possa atender seus anseios e não generalizar somente no PTD bimestral ou anual, identificando os sujeitos para relacionar o conteúdo com a vivencia, problematizando aquilo que se esta aprendendo tenha ligação com o trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para que esse sujeito perceba e se desenvolva intelectualmente, podendo levar e transmitir na sociedade costumes e valores de seu aprendizado, ligando a vivencia escolar com a realidade da comunidade em que vive dessa forma diminuindo a evasão escolar.
A reflexão sobre o estudante de ensino médio nos remete a uma idéia de etapa cursiva sustentada com a finalidade de promover a formação humana e preparação para a universidade, sendo assim não se tem um direcionamento já especificado do que se pretende e onde entra a formação concreta deste sujeito. Faz-se necessário um diagnostico de quem são esses sujeitos da escola levando em consideração todas as realidades para pensar e planejar intencionalmente, articulando o que de fato consiga alcançar os objetivos pré-definidos no coletivo da escola, nesse sentido respeitando as diversidades e situações inerentes da comunidade em que vive e atua educandos. Esta instituição de ensino deve ter seu PPP voltado para a realidade em que se esta inserida, tendo autonomia e se apropriando disso, pensando, articulando e planejando. Fazendo a relação entre a DCN e DCO sendo assim estar voltada a reconhecer a importância do conhecimento escolar e realização da função social.
Segundo FRIGOTTO(1999) a escola é uma instituição social que, mediante sua pratica no campo do conhecimento dos valores e atitudes articula determinados interesses e desarticula outros. Nessa contradição existe no seu interior esta possibilidade de mudança, haja vista ai as lutas que são travadas. Portanto, pensar a função social da escola implica repensar o seu próprio papel, sua organização e os autores que a compõem. Seguindo esse pensamento encontrar sugestões para outros caminhos de currículo, pensando na ciência, tecnologia, trabalho e cultura ficaria amplo demais e demandaria mais horas curriculares e talvez outra sistematização entre disciplinas.
Fonte:
Caderno III e Temátiva III