O currículo, pode ser considerado como o coração da escola, é parte fundamental da nossa atuação, nos diferentes níveis do processo educacional e que por esse motivo nos faz parte importante no seu processo de elaboração. Mas também devemos compreende-lo não como uma gama de conteúdos prontos a serem transmitidos, mas sim como uma ferramenta norteadora, que irá direcionar cada escola no desenvolvimento de suas atividades de acordo com sua realidade local ou regional. E vários são os documentos que nos norteiam na elaboração do plano curricular da escola.
De acordo com as DCEs do estado do Paraná, o currículo devem apontar para a preparação para a vida dando assim um resgate da cidadania, dando enfoque ao conteúdo, já os DCnems, documentos que norteiam a educação em nível nacional, os foco dos conteúdos foi deslocado para o foco das competências, e os conteúdos passaram a ser o meio para se alcançar as competências, que serão traduzidas em comportamentos atitudes e capacidade de resolução de problemas. (CAETANO, 2014).
A partir das DCNEMs e DCEs se discute e se reflete sobre a organização escolar, é realizado a adaptação do currículo segundo a realidade na escola, tais documentos são norteadoras para o projeto político pedagógico, segundo os objetivos locais.
Neste sentido devemos buscar a implementação de um currículo que se apresente inclusivo e intercultural, que supere o dualismo entre formação profissional e formação geral, articule a formação cultural e o trabalho produtivo e aproxime toas as áreas do conhecimento em busca de uma formação integral, que possa permitir ao sujeito aluno, decidir seu destino após a conclusão do ensino médio.
Apesar de se considerar o tratamento dado ao trabalho didático-pedagógico, com as possibilidades de organização do Ensino Médio, tem-se a percepção que tal discussão não chegou às escolas, mantendo-se atenção extrema no tratamento de conteúdos sem a articulação com o contexto do estudante e com os demais componentes das áreas de conhecimento e sem aproximar-se das finalidades propostas para a etapa de ensino, constantes na LDB.
Portanto deve-se buscar a elaboração de um documento norteador unificado para todas as escolas, mas que possibilite ao corpo escolar moldar o mesmo de acordo com a sua necessidade local e/ou regional, sem que este perca sua função de formação integral do indivíduo.
CAETANO, R de J. Que currículo é este? As diretrizes curriculares da rede pública de educação básica do estado do paraná no ensino de ciências: o que há de novo? Disponível em http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p708.pdf.