Caderno III _ Ciências da Natureza - Efeito Estufa

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA RENEÉ CARVALHO DE AMORIM - EFM

PROFESSORES: ADRIANI FELIZARDO VELES         MARI JANE MARIANO

                       AMAURI BATISTA REIS                 LEONARDO BIASI PLACEDINO

                       ELIANE FELDHAUS                       SILVANA MARA LOURENÇO DA ROSA

PROFESSORA ORIENTADORA: RODIRCEIA ADRIANO DOS SANTOS

PLANO DE TRABALHO DOCENTE INTERDISCIPLINAR

Objeto de estudo: Efeito  estufa

Público-alvo:
Disciplinas envolvidas: Química, Física, Matemática e Geografia.
Previsão de aulas: 12 aulas
Professores das disciplinas: Silvana Mara Lourenço da Rosa/ Eliane Feldhaus/ Amauri Batista Reis
Componentes curriculares a serem trabalhados em cada disciplina:
Estabelecimento: Colégio estadual Professora Reneé Carvalho de Amorim - EFM
Município: Pontal do Paraná
NRE : Paranaguá

1 – Objetivo Geral: Levar os alunos a refletirem sobre as causas e consequências do efeito estufa para o ser humano, especificamente para a população de Pontal do Paraná, município que tem como uma das bases de sua economia o turismo na alta temporada de verão, buscando possíveis soluções.
2- Objetivos específicos:
- Desafiar os alunos a investigarem as causas e efeitos sobre o meio ambiente acarretados pelo efeito estufa;
- Construir, juntamente com os alunos, possíveis sugestões que auxiliem na solução dos problemas encontrados..
- Relacionar o efeito estufa com aquecimento global;
- Identificar principais atividades geradoras de gases do efeito estufa no Brasil e no mundo;
  - Reconhecer que a intensificação da emissão de gases do efeito estufa terá consequências para o Planeta e para vida;
- Reconhecer as principais consequências climáticas;
  - Identificar as consequências para os seres vivos;
  - Analisar leitura de gráficos;
  - Reconhecer reações de formação de gases;
  - Identificar os óxidos e sua nomenclatura.

3_ Justificativa:   Com o desenvolvimento da atividade industrial a partir do século XIX  aumentou muito a presença de gases poluentes na atmosfera, mais especificamente do CO2, advindo dos escapamentos de veículos, dos desmatamentos seguidos de queimadas e do uso deste gás em diversos equipamentos usados em residências. Além do efeito estufa, tais condições também aumentaram a concentração de poluentes na atmosfera, piorando a qualidade de vida do ser humano. 
Por ser Pontal do Paraná município que tem na temporada de verão um grande aumento de sua população e, por conseguinte, um grande número de turistas em suas praias, além da constante prática de esportes ligados ao mar, como o surf, julga-se necessário o alerta para as condições atuais do nosso ar e em como sua qualidade pode estimular o desenvolvimento de várias doenças. Por acreditarem que somos um município livre de poluição, muitas pessoas não relacionam o alto índice de doenças, principalmente do trato respiratório, à poluição. Não levam em conta que não estamos sós no planeta e, assim, também nós sofremos os efeitos de gases altamente poluentes jogados diariamente em nosso planeta.
      O poluente que mais se destaca é o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2). A grande concentração desse gás e de outros na atmosfera acelera o “efeito estufa”. Cremos ser importante investigarmos qual a condição atual de nosso município em relação à emissão desse gás (CO2), pois nos últimos anos aumentou em muito o tráfego de veículos pesados em nossas rodovias, bem como a possibilidade de instalação de indústrias ligadas ao projeto do Porto Pontal e os produtos que estas produzirão e  o quanto isso irá impactar na qualidade de nosso ar e mares. 
4 – Disciplinas e conteúdos envolvidos: O tema é planejado para ser trabalhado com alunos do 1º ano do ensino médio, envolvendo as disciplinas de: Química, Biologia, Geografia e Matemática.
5 - Encaminhamentos Metodológicos: O tema será desenvolvido através da metodologia de sequências didáticas, onde cada professor, em sua disciplina, abordará os componentes curriculares necessários ao entendimento do mesmo, definindo os eixos norteadores que levem os alunos a cumprirem os objetivos propostos inicialmente. 
           - Pesquisa sobre o tema Efeito Estufa em livros e revistas; 
           - Leitura de textos informativos para reflexão; 
           - Produção de texto inicial para investigar quais os conhecimentos prévios que os educandos detém sobre o tema; 
           - Vídeos sobre o tema Efeito Estufa e Aquecimento Global; 
           - Leitura de tabelas e gráficos sobre o tema Efeito Estufa;  
           - Problematização a respeito das consequências do efeito estufa para o ser humano, em especial aos moradores do litoral; 
           - Realização de seminário interdisciplinar, tendo como foco as possibilidades de interferências que  auxiliem  na redução da emissão de gases; 
            -Elaboração de relatório sobre as  atividades desenvolvidas e as conclusões obtidas; 
             - Trabalho e socialização dos grupos com a  comunidade.    
6 - CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
          Química
- Química Inorgânica: Óxidos 
- Poluentes Atmosféricos: dióxidos de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), Hidrocarbonetos (HC), material particulado (MP), monóxido de carbono (CO) e outros.
- Reações de formação dos gases.
          Matemática - COMPONENTE CURRICULAR
- Construção e leitura de gráficos;
- cálculo da porcentagem dos gases na atmosfera
          Geografia - COMPONENTE CURRICULAR
- Estudo do acúmulo de gás carbônico na atmosfera;
- Estudo sobre o buraco na camada de ozônio;
- Relações entre o desmatamento, queimadas e o efeito estufa;
- Estudo das consequências causadas pelo efeito estufa no meio ambiente.
- Principais mudanças climáticas
         Biologia - COMPONENTE CURRICULAR
- A Poluição do ar e a nossa saúde;
-  Fatores que provocam alterações no ar;
-  Efeito Estufa e suas consequências para o ser humano, vegetais e animais 
        
7 - REURSOS DIDÁTICOS:
- Internet;
- livros didáticos;
-LIVROS PARADIDÁTICOS
- COMPUTADORES
_ MULTIMÍDIA
-MATERIAL DE LABORATÓRIO
-TEXTOS ACADÊMICOS

8 - Avaliação
- Apresentação dos trabalhos em grupo;
- Atividades realizadas individual em sala de aula.
-ATIVIDADES DE TRABALHO DE CAMPO

Referências bibliográficas:

BRASIL. MEC. http://portalprofessor.mec.gov.br./index.html (Isso é artigo?? Nome do autor??)
Meio Ambiente (http://www.mma.gov.br/) - é o que isso??Artigo?? Nome do autor??
Efeito Estufa Sua Pesquisa.com Copyright – 2004 – 2015 - Título do documento?? Quem escreveu???
Portal Só Biologia – www.sobiologia.com.br/. 
Meio Ambiente – Impactos Ambientais – www.10em tudo.com.br/sub-matéria/ensino/geografia
Química Cidadã – Ensino Médio 1ª série – volume 1 – PEQUIS WILSON SANTOS E GERSON MOL(COORDS) – PNLD 2015 
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.